top of page

Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Segunda gestação: Déjà vu ou novas experiências?


E depois de todas as aventuras e novidades de ser uma mãe de primeira viagem, você se encontra aqui de novo. Uma segunda gravidez, vem mais um bebê por aí! Como está o coração, mamãe? Ansiosa, apostamos. Pois bem, agora você vai tirar de letra com os olhos fechados, né? Passou por todo o processo uma vez, com certeza é igual andar de bicicleta, agora já sabe tudo.


Pois é… pode ser que sim, pode ser que não. Vamos conversar sobre outras possibilidades?


Uma das maiores diferenças entre as gestações é justamente a aparição da barriga, sabia disso? Isso acontece porque os músculos do abdômen estão mais “relaxados”, por assim dizer. Sendo assim, logo após a primeira gestação, além de já conhecerem a expansão devido ao crescimento do bebê, é como se já estivessem preparados para esse aumento, deixando a barriga mais aparente por volta de 3 meses de gestação - alô, memória muscular!


Não é bem uma mudança no seu corpo, mas outra diferença que é praticamente certa de ser notada são os movimentos do bebê. Lembra quando falamos sobre a época que você geralmente sente essas movimentações, no texto sobre semana a semana? Pois então. Algumas sensações que você teve na primeira gestação e não soube dizer se era ou não seu bebê agora ficam mais compreensíveis numa segunda gravidez. Geralmente, é esperado que você sinta seu bebê se mover em torno da 20ª semana, enquanto na segunda gravidez, é normal que você já sinta seu bebê por volta da 17ª semana!

Outra coisa que pode aparecer um pouco mais numa segunda gestação são as varizes. Além da diferença de idade entre sua primeira e segunda gravidez, é comum que durante o processo de gerar uma nova vida os vasos sanguíneos se dilatem um pouco. Após o primeiro parto, os vasos retornam quase ao seu tamanho original, mas ainda fica uma certa diferença. Quando se engravida novamente, é perfeitamente normal que eles se expandam mais rapidamente, causando então as varizes.


E os sintomas, como ficam?


Absolutamente toda e qualquer gravidez é única - em outras palavras, você pode até achar que será a mesma coisa, mas ainda sim vai ser uma caixinha de surpresas. E isso é uma maravilha, pois permite que você viva uma nova experiência, com novas emoções, novos desejos e planos… As coisas podem mudar, afinal, é um novo momento, uma nova experiência. Muitas gestantes que não tiveram náuseas na primeira gravidez apresentam na segunda e vice-versa. Isso é comum e não se sabe precisar muito bem o porquê, apenas acontece.


Falando sobre desconfortos sentidos na primeira gestação, no entanto, é possível que você sinta eles com menos intensidade. Assim como seu corpo está mais preparado para expandir numa segunda gestação, você já ter vivenciado as sensações anteriormente ajudam bastante. Claro que você pode sentir os incômodos na coluna, mas também é provável que você já saiba o que fazer para aliviá-los. Vai mamãe!

No caso de possíveis doenças gestacionais, como a pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, há uma relação direta entre as gestações. Quando você passou por algum quadro clínico na primeira gestação, há uma possibilidade maior dele retornar em uma segunda gravidez. No entanto, pode ficar tranquila em relação a isso, pois certamente seu médico estará acompanhando de perto com todos os exames em dia Falamos sobre isso nesse material aqui, você viu?


Ah, se você optar pelo parto normal nas duas gestações, também irá notar que na segunda vez tudo acontece um pouco mais rápido: novamente, seu corpo se lembra da primeira gestação e usa essa memória para preparar tudo de forma a facilitar sua vida. Incrível, não é?


E você, está grávida do segundo bebê? Já percebeu alguma diferença grande entre as gestações? Conta pra gente lá no Instagram!


Se estiver considerando armazenar células-tronco do bebê, entre em contato aqui!

66 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page