O que são células-tronco?

 

Células-tronco são células indiferenciadas, sem uma identidade definida que apresentam alta capacidade de auto-renovação, ou seja, de se multiplicarem gerando várias cópias delas mesmas. Além disso, são capazes de se transformarem em outras células mais especializadas.

 

As células-tronco apresentam 3 características próprias:

 

1.  Têm a capacidade única de gerar todos os 216 tecidos do corpo humano;

2.  São capazes de se multiplicarem ilimitadamente, gerando outras células idênticas às originais. Nessa mesma divisão, são capazes de se transformarem em outras células especializadas, inclusive multiplicando-se.

3. As células-tronco do corpo humano podem ser classificadas como embrionárias (encontradas na fase de desenvolvimento do embrião) ou adultas (o tecido humano já formado).

Onde são encontradas as células-tronco:

 

As células-tronco adultas podem ser obtidas de diferentes tecidos, sendo as fontes mais conhecidas a medula óssea e o sangue do cordão umbilical.

As células mais conhecidas e cada vez mais utilizadas nos avançados tratamentos médicos são as células-tronco que geram as células do sangue, chamadas de hematopoiéticas. As células-tronco hematopoiéticas do sangue de cordão umbilical são as mais fáceis e cômodas de serem obtidas, já que sua coleta não causa dor à mãe, não oferece riscos ao bebê e não interfere no parto.

 

SAIBA MAIS

 

Células-Tronco Embrionárias X Células-Tronco Adultas

 

As células-tronco, utilizadas em medicina regenerativa, podem ser obtidas a partir de embriões - células-tronco embrionárias - ou obtidas após o nascimento - células-tronco adultas.

 

Células-Tronco Adultas

 

São encontradas principalmente na medula óssea e no sangue do cordão umbilical. Têm capacidade para se dividirem e gerarem tanto uma nova célula idêntica como outra diferenciada. O uso de células-tronco adultas seria definido como a retirada de um grupo de células-tronco de determinada região do organismo de um paciente para aproveitamento no próprio individuo. O sangue do cordão umbilical é rico nessas células e, por isso, frequentemente usado como fonte de células-tronco. As células-tronco do sangue do cordão umbilical são consideradas adultas e, por isso, não existe nenhuma questão ética quanto à sua utilização.

 

Outra questão favorável ao uso das células-tronco do cordão umbilical é que sua coleta é feita de forma prática e indolor, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Já a coleta do sangue da medula óssea, além de envolver um doloroso processo cirúrgico, possui células com idade avançada, o que acarreta maior esforço e tempo para reagir a tratamentos.

 

Células-Tronco Embrionárias

 

São as células chamadas de pluripotentes, pois têm a capacidade de se transformarem em qualquer tipo de célula adulta. Quanto ao uso de células-tronco embrionárias, várias discussões podem entrar em cogitação. Nesta situação, a retirada das células é realizada em embriões com poucos dias de desenvolvimento. Esta retirada é feita na maioria das vezes com o sacrifício do embrião, o que estabelece um dilema ético. Grupos religiosos, de especialistas em ética e de cientistas estão há bastante tempo discutindo esta questão. O possível sacrifício do embrião doador destas células cria uma situação extremamente delicada e de difícil consenso.

 

Não se esqueça, só na Cellpreserve o sangue do cordão umbilical do seu filho é processado em sala estéril, um ambiente livre das bactérias que podem contaminar o material coletado e complicar o uso futuro destas amostras. Escolha a Cellpreserve, preservamos sua tranquilidade.

Entenda porque coletar as células-tronco do seu filho. Clique aqui.

Cellpreserve - Centro de Biotecnologia

Endereço: Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102 

Tel.: (21) 3431 3700  

(21) 99959-4043

(31) 99614-0355 | (27) 998963453
0800 282 3700 

contato@cellpreserve.com.br

NOVIDADE

Teste de Compatibilidade Familiar

CELLPRESERVE

A Cellpreserve possui certificado do Conselho Federal de Medicina, aprovação da Vigilância Sanitária e importantes certificações nacionais e registro internacional como: ISO 9001, ONA E FDA que conferem maior rigor técnico no tratamento das amostras dos clientes. Clique e confira!

CERTIFICAÇÕES: