top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

É gravidez ou outra coisa?


Planejar uma gravidez pode envolver momentos de muita tensão, especialmente se você considerar os momentos de espera - que muitas vezes, parecem não acabar nunca - por respostas como a descoberta do sexo do bebê, ou até mesmo o momento de fazer o teste.


Mas e quando a suspeita de uma gravidez tem sintomas parecidos com outras causas? Estamos falando mais especificamente de uma velha conhecida, mas com um nome diferente: a Síndrome Pré-Menstrual (SPM). Você talvez a conheça como TPM, e siglas à parte, a questão aqui é ajudar você a entender as similaridades e, principalmente, as diferenças entre os sintomas da SPM e de uma possível gravidez.


Como é possível duas situações tão diferentes terem sintomas parecidos?


A estrela dessa história é a mesma: a progesterona. O hormônio é responsável pela preparação do útero para receber o óvulo fecundado. Logo, o processo é o mesmo: caso você esteja grávida, os níveis de progesterona permanecerão altos pois estão trabalhando para que o óvulo se mantenha no seu útero. Se você não estiver grávida, os níveis irão abaixar para que seu corpo possa se desfazer da preparação no útero durante o período da menstruação.


E os sintomas, quais as diferenças?


  • Enjoos e náuseas

Sabemos que a cólica está definitivamente presente durante o ciclo menstrual e, dependendo da intensidade dela, muitas vezes até vômitos se fazem presentes. Parece familiar? Pois é, os enjoos e vômitos de uma gravidez e da SPM podem ser muito similares.


Na gravidez, é mais comum que esses enjoos persistam até o fim do primeiro trimestre. Outro indicador é que as cólicas da menstruação costumam ser localizadas no baixo ventre, enquanto as causadas pela gravidez se localizam mais acima, perto da região dos ovários.



  • Spotting

Sim, é possível que aquela manchinha de sangue seja decorrente de uma gestação! No ciclo menstrual, é comum que pequenas quantidades de sangue apareçam antes da menstruação em si descer. O que poucas pessoas sabem é que, a implantação do óvulo fecundado no útero, que dá início a gravidez, também pode levar a um pequeno sangramento.


Se tratando de um sintoma idêntico, é bem difícil definir se é ou não uma gestação baseada somente nele.


  • Mudanças de humor

Muitas mulheres relatam a sensação de irritabilidade ao estar menstruada, enquanto muitas mamães afirmam que ficaram muito mais emotivas e choronas durante a gestação. Isso significa que é uma regra? De forma alguma. Devido às mudanças hormonais, essas oscilações de humor são bem comuns e podem variar de intensidade de mulher para mulher. No entanto, as variações de humor da gestação podem persistir um pouco mais do que as da menstruação, que costumam durar menos por conta dos hormônios que logo se equilibram novamente.


  • Mamas inchadas e doloridas

Aqui as diferenças já são maiores e podem te ajudar a definir se há uma gravidez em andamento ou se é apenas seu ciclo menstrual. Em ambos acontecimentos ocorre o inchaço das mamas, porém, diferentemente do inchaço da SPM, as aréolas podem aumentar de tamanho e escurecer, além das veias das mamas ficarem mais “saltadas” devido à maior irrigação sanguínea no local.


  • Sonolência

Na gestação, o cansaço ocorre devido ao esforço do seu corpo para que seu bebê se desenvolva no primeiro trimestre. No caso da menstruação, essa sonolência é resultado das variações hormonais do seu corpo. Diferente da síndrome pré-menstrual, o cansaço ou até mesmo exaustão pode se fazer presente durante todo o primeiro trimestre da gravidez. Haja sono!


  • Desejos

Vai dizer que nunca bateu aquele desejo repentino por um chocolate ou um doce quando está checando o período da menstruação? Se nunca bateu, tudo bem também. Os desejos por comida são um critério muito pessoal e algumas mulheres relatam perda de apetite, enquanto outras realmente desejam uma "comfort food”, aquela que sempre te anima quando você come, sabe?


Já na gestação, a fome tende a ser persistente, mesmo com os enjoos presentes. Fora que seus desejos podem ser mais inusitados, como vontade de comer certas comidas que você nunca gostou. Vai entender, né? O importante é se alimentar bem, independentemente da situação.


Em caso de suspeita de gravidez, aguarde o atraso da sua menstruação e realize o teste, além de procurar seu médico, hein!



65 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page