top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Outras formas de oferecer leite materno ao bebê


“Oi? Como assim outras formas de alimentar o bebê?” Calma mãe, parece loucura mas a gente já explica.


Lembra que falamos essa semana sobre a diferença entre aleitamento materno e amamentação? Então, as duas práticas consistem em alimentar o bebê com leite materno, sendo que a amamentação é o consumo direto do seu peito, e o aleitamento é toda forma de ofertar o leite materno que não seja o seio.


E por que estamos falando de outras formas de ofertar leite para o bebê? É que ao contrário do que muitas pessoas pensam, o retorno à vida cotidiana não significa que o bebê irá desmamar! Na verdade, o desmame do bebê varia muito de criança para criança, sendo baseado na sua produção de leite, estilo de vida familiar e na saúde do pequeno!


Sendo assim, esse texto é pra te apresentar outros meios com os quais você (ou seus familiares, seu parceiro ou parceira…) pode amamentar seu bebê.Vamos lá?


  • Copo aberto

O famoso copo para shots (ou de pinga, se é sua preferência) também tem propósitos infantis! Com ele você pode oferecer leite materno até mesmo para recém nascidos, olha só. Para fazer isso, basta colocar o bebê semi-sentado no colo e deixar o copinho próximo ao lábio inferior do pequeno.


Pode ser que você se sinta insegura com essa ideia por medo do bebê se engasgar, e tudo bem. Um passo de cada vez, mas saiba que é uma possibilidade, ok?


  • Copo 360

Esse copo é mais moderninho e não possui bicos, apenas uma tampa de silicone que veda o copo. Para consumir o leite, o bebê deve pressionar essa tampa para que o líquido saia. Ah, o copo pode ter alças laterais para facilitar a pega do bebê!


Por um lado ele é ótimo, pois nunca vai confundir o pequeno em relação ao seu peito, por outro, pode ser complicado para o bebê usar, mas temos certeza que ele vai se adaptar bem caso você escolha essa opção!

  • Copo de transição

Pode até parecer uma mamadeira, mas está longe disso. Esse copo conta com um bico de silicone, e pro bebê usar com mais conforto - e principalmente não se confundir - pode ser melhor tirar a válvula de sucção, ou comprar um copo sem ela. Para usar o copo é moleza, basta oferecer aos poucos.


É ótimo pois desperdiça muito pouco leite e é mais fácil para manusear, no entanto, pode confundir o bebê em relação ao seio e provocar um desmame precoce, devido a textura do bico de silicone e a possível necessidade de sucção.


  • Colher dosadora

É uma garrafinha com uma colher na ponta, e como o próprio nome já diz: a posição da colher em relação ao copo vai dosando a quantidade de leite que é liberada na colher para o consumo do bebê. Essa opção definitivamente não vai confundir a cabeça do neném, mas é possível que você e quem ajuda a cuidar do bebê levem um tempinho até pegar o jeito na forma de usar.


E se o bebê não aceitar essas alternativas?


Já viu um bebê protestando, mamãe? Eles não usam cartazes, não. Eles fazem um tipo de greve de fome. Devido ao costume do peito, alguns bebês rejeitam qualquer opção que não seja o seio da mamãe. Se esse vir a ser seu caso, pode ficar tranquila, pois é algo normal e que com o tempo vai sendo ajustado. Logo ele estará agarrado no seu copinho e vai ser como se a greve nunca tivesse acontecido.


Talvez você tenha dado falta de um item nessa lista...


A essa altura você deve estar se perguntando “Mas cadê a mamadeira?”, certo? Acontece que alguns especialistas explicam que a mamadeira não é das melhores opções para auxiliar na alimentação do bebê. Isso porque ela pode, assim como a chupeta, causar um desmame precoce.


E que tanto é esse desmame que estamos falando?


Acontece que a amamentação do bebê não é só importante pelos nutrientes e reforço na saúde dele, mas também há um treinamento muscular no ato. Ao adaptar para uma mamadeira, o bebê passa a mamar com certa facilidade e faz esforços diferentes do que faria no seio. Dessa forma, ele passa a optar pela mamadeira por ser mais confortável para ele, e isso pode acarretar até mesmo em alterações dentárias no futuro, então para prevenir isso, recomenda-se fugir da mamadeira o máximo possível!


E aí mamãe, qual é seu copo escolhido para ajudar no aleitamento?


4.435 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page