Amamentação x Aleitamento
Oi, mamãe, você sabia que essa semana é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM)? Pois é, existe uma semana toda dedicada ao ato de nutrir seu bebê! “Mas e agora, o que tem de tão importante nesta semana? E o que significa aleitamento? Será que eu estou fazendo algo que nem sabia?” Muita calma nessa hora, vem com a gente pra entender melhor!
Qual o propósito dessa semana?
Isso é moleza! A SMAM tem quatro objetivos principais, sendo eles:
Informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação;
Apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública;
Se articular com indivíduos e organizações para maior impacto;
Potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.
Ixi… complicou, né? Vamos simplificar. No dia 1 de Agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. Sendo assim, do dia 1 ao 7 é celebrada a SMAM, a ideia, basicamente, é conscientizar as pessoas sobre a importância da amamentação, criar políticas públicas que protejam a lactante e informar sobre bancos de leite, entre outros.
“Ah, que ótima iniciativa! Mas… o que é aleitamento?”
Imaginei que você faria essa pergunta, mamãe! Então, a diferença entre a amamentação e o aleitamento é bem simples. Enquanto na amamentação você está oferecendo leite materno diretamente do peito para seu bebê, o aleitamento é a prática da amamentação por outros meios, como ofertando leite com copinhos ou colheres, isso também vale para outras pessoas fazendo a alimentação do seu filho. Ou seja, ambas ações nutrem o bebê, a diferença está, essencialmente, em como esse alimento é oferecido para ele.
“Entendi! Então oferecer mamadeira é aleitar o bebê!”
Sim, porém especialistas não recomendam particularmente o uso de mamadeiras para os bebês, uma vez que o bico dela pode confundir o pequeno e causar assim um desmame prematuro. Se você tem a possibilidade de amamentar seu filho ou filha, faça-o sem sustos!
O tema da SMAM deste ano é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”
Há uns dias atrás falamos sobre leite materno aqui no blog, você viu? Se não tiver visto, dá um pulinho lá, naquele texto mencionamos o uso de bombas elétricas ou manuais para a ordenha do leite materno e explicamos formas de armazenamento.
Pois bem, vamos imaginar: digamos que você vá retornar ao trabalho e o bebê ainda é muito pequeno, nem começou a introdução alimentar. Como será feita a alimentação dele? Através do aleitamento! Quem estiver responsável pelo bebê naquele momento deverá descongelar o leite materno armazenado (explicaremos abaixo como é feito o processo!) e ofertar da forma que for instruída por você.
Como usar o leite materno armazenado
Para ser utilizado, você deve descongelar o leite armazenado em freezer ou congelador da seguinte forma:
Coloque o recipiente em banho-maria aquecendo um pouco, mas sem ferver;
Desligou o fogo? A temperatura da água deve estar em torno dos 40º C, você deve conseguir tocar a água sem se queimar;
Tudo certo? Então é só deixar o frasco com o leite na água aquecida até descongelar completamente!
Importante lembrar: Uma vez descongelado, o leite deve ser ofertado para o bebê em até 12 horas! Ofertou e vai armazenar novamente? Agora ele vai pra geladeira e continua sendo próprio pro consumo do bebê pelas 12 horas marcadas após o descongelamento.
E aí mamãe, preparada pra embarcar nessa campanha com a gente? Lembrando que o leite materno é responsável por fortalecer e proteger seu bebê, hein! Amamentar salva vidas!
Comments