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Formas de relaxar durante a gravidez



Algumas mamães relatam que existem dois lados da gravidez: aquele momento mágico e maravilhoso em que você está realizando um sonho e já começa seus planos pro futuro do bebê, mal podendo esperar pra ver o rostinho dele! Por outro lado, a ansiedade, alguns enjoos, mudanças para todo lado que você olha, expectativas altas, emoções a flor da pele… Mais alguém se identificou até aqui? Pois então, isso tudo acontece por conta das mudanças hormonais que seu corpo passa durante a gravidez, e a irritabilidade e sentimentos de baixa autoestima são comuns nesse período. Embora sejam normais, é importante saber quando eles começam a afetar nosso bem estar em geral e até mesmo afetar o bebê.

“E como posso me cuidar e diminuir o estresse?”

Pode ficar tranquila que preparamos algumas dicas pra você colocar em prática no dia a dia, mesmo que aos poucos! Vamos lá?

  • Faça exercícios leves

“Pera aí, fazer exercício pra relaxar?” Sim, exatamente por isso que o exercício é importante! Caminhadas, pilates e alongamentos podem ser grandes aliados na hora de você relaxar, além de ser uma delícia de fazer, os exercícios mantêm seu corpo ativo e ajudam no seu equilíbrio emocional.

  • Coloque sua música favorita pra tocar

Falamos anteriormente sobre como a música pode ajudar o vínculo com o bebê ainda na barriga, mas os benefícios também envolvem você, sabia? Parar alguns momentos do dia pra ouvir aquela playlist que você gosta ou algumas músicas relaxantes são uma excelente oportunidade de desacelerar, ainda mais se você tem um dia a dia mais agitado. Coloque seus fones de ouvido e aproveite!

  • Converse sobre seus sentimentos

Uma das formas mais clássicas de aliviar o nervosismo é até bem simples: falar sobre ele. Afinal, ter uma rede de apoio é essencial. Muitas mamães podem ficar apavoradas com a quantidade de pensamentos que surgem ao mesmo tempo quando se dão conta da maternidade se aproximando. Por isso, procure amigas que já tiveram filhos ou grupos de apoio a grávidas. Conversar com seu parceiro pode ajudar, no entanto, um conselho de quem viveu na pele o que você está vivendo vale ouro!

  • Tenha uma boa noite de sono

Quando ficamos ansiosas, é normal que nosso sono seja afetado, mas é dormindo bem que achamos formas de nos reenergizar e acordar se sentindo melhor com nós mesmas! Para uma boa noite de sono, procure se desconectar de eletrônicos, evite comer muito ou lidar com problemas perto da hora de dormir, assim, seu sono virá mais rápido e você ficará bem mais relaxada. Aliás, considere comprar um travesseiro de corpo para ajudar no conforto, são ótimos para ajudar no descanso!

  • Avalie seu dia a dia

O estresse não está necessariamente focado só na gestação, mas sim em outras atividades que mudarão por conta da gestação. É possível reduzir suas horas de trabalho ou conseguir ajuda em casa? Você consegue separar um momento do dia para dedicar completamente a você e em formas de descansar e aproveitar o dia? Se fazer essas perguntas e começar um planejamento pode ajudar e muito nos momentos de estresse. Já montou seu novo calendário de atividades?

  • Praticar técnicas de relaxamento

Que tal aprender meditação ou yoga? Além de serem exercícios liberados para gestantes - salvo quadros específicos, por isso converse com seu especialista! - trazem muitos benefícios para a saúde, física e mental. Alguns dos benefícios são: dormir melhor, alívio de tensão e estresse, redução de sintomas de insônia e fadiga… e esses são só alguns deles! O melhor é que é bem fácil achar aulas de meditação e yoga para gestantes, que vão oferecer um suporte diferenciado!

Outras atividades que te agradam, como passeios, leituras ou só um almoço a dois com seu parceiro podem ser benéficas, o importante é saber que você está fazendo seu melhor e vai ficar tudo bem. Coloque algumas dessas dicas em prática e conta pra gente como elas ajudaram!


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