top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Doação de leite materno e bancos de leite


Continuando com as informações sobre aleitamento materno, hoje vamos conversar sobre os bancos de leite. Nos primeiros meses de vida do bebê, o alimento mais completo e importante que ele irá receber é justamente o leite materno. Com ele seu bebê estará bem nutrido, fortalecendo o sistema imunológico, se prevenindo de intolerâncias e alergias futuras… a lista é longa, mas o recado é simples: o leite materno define todo o desenvolvimento do bebê após o nascimento.


Além disso, o ato da amamentação serve para fortalecer laços entre mãe e bebê, e é um momento muito especial no dia a dia dos dois. Porém essa não é a realidade de todas as mamães. Muitas delas não conseguem amamentar e isso se torna muito frustrante e difícil para elas, ainda mais considerando o impacto na saúde do bebê.


Foi pensando nisso que em 1943 foi inaugurado o primeiro Banco de Leite Humano do Brasil! Aliás, sabia que nós somos o país com a maior rede de bancos de leite do mundo todo? Ao total, são 215 unidades espalhadas pelo território nacional.


E qual o propósito desses bancos? Todo o leite armazenado neles é destinado para bebês prematuros ou que estejam internados em uma UTI neonatal.

E como posso doar?


Uma vez que você esteja produzindo mais leite do que o seu bebê consegue consumir, é possível fazer um cadastro em um desses bancos. Para fazer isso, basta entrar em contato com o banco mais próximo da sua residência, você pode verificar os endereços e telefones aqui.


Para o cadastro, você deverá responder algumas perguntas sobre seu pré-natal e situação atual de saúde. Com estas informações em mãos, o banco consegue definir se você está apta para doar e passará orientações de como pode fazer a coleta e armazenamento do leite. E mais: você pode optar por fazer isso em casa ou diretamente na unidade, a escolha é sua!


Existem algumas regras para seguir no momento da coleta do leite, viu mamãe? São elas:


  • Mãos, antebraços e cotovelos bem lavados com água e sabão;

  • Manter as unhas limpas;

  • O primeiro ml de leite devem ser descartado;

  • Para armazenamento, você deve usar um frasco de boca larga esterilizado (ensinamos como esterilizar aqui!);

  • Leite coletado? Coloque imediatamente no congelador;

  • E lembre-se sempre: não precisa encher até a boca!


Após a coleta do leite, ele passa por um processo de esterilização (regulado pela ANVISA para garantir a qualidade e segurança do leite doado!) e então fica armazenado até precisar ser encaminhado para um bebê que precise dele.


E você, já doou leite ou tem interesse? Entre em contato com o banco mais próximo e ajude a salvar vidas agora mesmo!

8 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page