top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Câncer de mama: saiba mitos e verdades


Ainda dentro do tema trabalhado na campanha do Outubro Rosa, hoje vamos conversar um pouco mais sobre a relação entre o organismo feminino, gestações e câncer de mama. Muitas informações sobre novas pesquisas e avanços da tecnologia são noticiadas o tempo todo, mas pouco se conversa sobre o universo da maternidade e a doença. Pensando nessa conversa, separamos algumas crenças e fatos para trazer clareza e um novo olhar para o assunto. Vamos lá?


  • Engravidar ainda jovem aumenta as chances de ter câncer de mama

Mito! Acontece que, ao engravidar, há uma pausa de 9 meses no ciclo menstrual. Esse fator age como uma “prevenção”, por assim dizer. Muitos quadros de câncer de mama estão relacionados ao alto nível de estrogênio no organismo da mulher, então, ao engravidar e cessar as menstruações pelo tempo da gestação, a mulher está, de certa forma, reduzindo as chances do seu corpo gerar células cancerígenas.


  • Menstruar mais cedo pode aumentar a possibilidade de ter câncer de mama

Verdade. No momento em que ocorre a primeira menstruação, também se inicia o desenvolvimento das glândulas mamárias. Esses dois processos demandam grandes quantidades de hormônios, e quanto mais o nosso corpo fica exposto a esses hormônios, maior é a chance de desenvolver um câncer no futuro.


Dessa forma, tanto a menstruação precoce quanto a menopausa tardia podem aumentar as chances de um câncer surgir.


  • A detecção precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura

Verdade! Se diagnosticado de forma precoce - em estágio inicial, pelos termos técnicos - e dependendo do tipo de câncer, as chances de cura chegam até a 95%! Por isso a importância de realizar os exames anualmente. Caso você tenha interesse em agendar um para você, aqui na Cellpreserve nós realizamos o exame de prevenção de câncer conhecido como BRCA1 e BRCA2, com resultados completos em até 40 dias úteis! para saber mais, basta entrar em contato aqui.



  • Engravidar após ter câncer de mama não é uma possibilidade

Mito. Especialistas afirmam que é possível engravidar de forma natural após se curar da doença. Em caso de engravidar, as chances do seu bebê apresentar algum quadro congênito por conta dos tratamentos feitos durante seu câncer são as mesmas de uma mulher que não tenha passado pelo câncer de mama.


Além disso, como mencionamos anteriormente nesta publicação, existe a possibilidade de realizar o congelamento dos seus óvulos para um procedimento de fertilização assistida no futuro, também com chances animadoras de sucesso.


  • O único fator de risco para o câncer de mama é a genética

Mito! Apesar do fator genético (não só o hereditário como outros mencionados anteriormente), ele não é o único indicador para o desenvolvimento do câncer. Fatores externos como alimentação, consumo constante de álcool e cigarro também podem influenciar diretamente no surgimento de um possível câncer de mama.


  • Ter filhos em idade avançada pode aumentar as chances de desenvolver o câncer de mama

Verdade. Assim como a primeira menstruação ocorrendo de forma precoce, uma gravidez tardia pode aumentar as chances de desenvolvimento de um câncer de mama. Diferente da gravidez mais jovem (em torno dos 20, 25 anos de idade), a mulher com idade mais avançada já passou por muito mais ciclos menstruais, logo, esteve exposta por mais tempo a quantidades grandes de hormônios como estrogênio e progesterona. Outro fator agravante é o desenvolvimento das mamas na gestação tardia. O crescimento rápido dessas células pode desencadear uma multiplicação anormal, podendo resultar em uma alteração genética que leve ao câncer.


E aí, você sabia todas essas informações ou alguma delas foi novidade pra você? Não esqueça de agendar seus exames, hein! O autocuidado começa na prevenção.


5 visualizações0 comentário

Comments


Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page