top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Período fértil: Conheça os indícios do seu corpo


Você está planejando ter um bebê num futuro próximo ou mesmo já começou as tentativas e quer uma ajudinha extra? Pois então esse texto é especialmente para você!


Desde a primeira menstruação até a menopausa, o organismo da mulher passa mensalmente pelo ciclo menstrual. Nestes ciclos, bem conhecidos - e muitas vezes detestados, por inúmeras razões como irritabilidade, fluxos intensos... - existem pequenas brechas onde a chance de sucesso de uma gravidez é maior, e este é chamado período fértil.


Entretanto, é importante lembrar que o corpo humano não é uma ciência exata e esses períodos, assim como o acontecimento deles e os sintomas que falaremos abaixo podem variar completamente de pessoa para pessoa, ok?


Para entender o um período, precisamos entender os outros


Quando chegar a hora de fazer os cálculos para saber os dias de maior chance de engravidar, você saberá. Isso porque é tudo definido pelo primeiro dia de menstruação: a partir dele você pode começar a calcular quando o próximo ciclo virá e com isso, fica um pouco mais fácil de entender quais são os melhores dias para suas tentativas. O período fértil geralmente acontece entre o 10º e o 16º dia do ciclo menstrual, e pode durar até 36 horas dependendo do organismo da mulher.


Quais sinais o meu corpo está me dando?


  • Aumento da libido

Essa é clássica, mas não deve deixar de ser mencionada! No período da ovulação, o seu corpo está completamente voltado para uma única missão: gerar um bebê. Por isso, nada mais normal que você estar com um apetite sexual maior.


Devido a esse aumento na libido, você estará produzindo feromônios, que nada mais são do que secreções que o corpo elimina para atrair parceiros sexuais. Curioso, não? E com isso, é possível que seu olfato fique mais sensível, e por sua vez, mais aguçado. Se você percebe que em algum período específico de cada mês você sente que seu nariz está mais sensível aos cheios, talvez seja o momento ideal para uma tentativa!


  • Temperatura corporal

Ao começar a ovulação, seu corpo começa a liberar um hormônio chamado LH, que é responsável pela estimulação dos óvulos. Quando o hormônio atinge seu pico de produção, a temperatura do seu corpo aumenta um pouco, bem pouquinho mesmo. Mais especificamente, meio grau.


Alguns médicos sugerem que você meça sua temperatura com o termômetro sob a língua, todos os dias pela manhã. “Pela língua?!”, talvez você se pergunte. Mas temos uma explicação: medindo pela axila você pode encontrar variações maiores, dependendo do quão agasalhada você tenha dormido na noite anterior. E é importante que a medição dessa temperatura seja feita pela manhã ao acordar, pois a escovação de dentes ou ingestão de alimentos pode mudar a temperatura da boca e mascarar esse aumento.


É importante ter em mente que esse é um método pouco confiável, justamente pelas características mencionadas acima, além de outras possibilidades como uma possível gripe que surgiu da noite pro dia. Vale o teste, mas se basear exclusivamente nele não é muito preciso!


  • Dor pélvica

Não é uma regra, mas algumas mulheres relatam sentir pontadas na região pélvica durante esse período de ovulação. Essa sensação é ocasionada devido a um rompimento que o óvulo precisa fazer para ser liberado do ovário. Se você costuma sentir essas pontadas por volta da metade do seu ciclo menstrual, pode ser a tão aguardada ovulação!


  • Mudanças nas secreções

Secreções vaginais são comuns durante o ciclo menstrual. Com a chegada do período fértil, é possível reparar que a consistência e aparência dessa secreção muda bastante, se assemelhando a de uma clara de ovo. Isso acontece pois a ovulação afeta diretamente essa secreção. Após o período fértil, é possível reparar que o muco se torna mais espesso e diminui a quantidade. Fique atenta pra não deixar a oportunidade passar, hein!


E você, já reparou alguma dessas diferenças no seu corpo? Foi graças a uma delas que você conseguiu engravidar? Conta pra gente!


Lembrete: Embora todas essas variações aconteçam no período fértil, é importante estar atenta, ok? Se sua temperatura estiver muito diferente do comum por períodos longos, reparou a presença de secreções em quantidades anormais ao seu corpo ou sente muitas dores na região pélvica, contate seu ginecologista imediatamente para investigações!


175 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page