top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

O que acontece com a barriga no pós-parto

Atualizado: 14 de jul. de 2021




Lembra quando falamos sobre o aumento de peso durante a gravidez? Pois então, esse peso também está relacionado a aparência da sua barriga pós-parto. Muitas mamães sonham com a barriguinha chapada após a gestação, especialmente quando ela já existe antes de uma gestação, mas, será possível o retorno rápido dela? Então vamos lá entender mais um pouco.

A perda de peso, assim como vários outros aspectos, vai variar de mãe para mãe e como seu corpo funcionava antes e durante a gestação. Não só a perda de peso como também a aparência da barriga após ter seu bebê. Portanto a primeira dica é aquela velha conhecida: procure não se comparar com outras mamães, sua jornada é particular e está tudo bem!

Aparência da barriga pós-parto? Como assim?

A dúvida sobre o retorno da barriga pré-gravidez ocorre porque após o parto, a aparência da sua barriga ainda é de uma gestante de 6 meses, aproximadamente. Afinal, é normal isso acontecer? Sim. Considere que você levou 9 meses crescendo a barriga, é natural que ela leve um tempo até retornar ao seu tamanho regular! É até relativamente comum para outras pessoas se perguntarem se você ainda está grávida - o que, convenhamos, não é lá muito simpático. - e cabe exclusivamente a você entender como lidar melhor com a nova barriga.

E existem outras questões além do inchaço pós-parto?

Existem. Assim que o bebê nasce, seus hormônios começam a trabalhar para devolver o útero ao seu tamanho normal, e isso pode levar até quase dois meses. O inchaço geral do seu corpo durante a gestação, relacionado à retenção de líquidos, começa a diminuir, e é comum que isso resulte em uma incontinência urinária. Outra possibilidade para isso é que, com a diminuição gradativa da barriga há um aumento de pressão intra abdominal, resultando numa dificuldade de segurar a vontade de fazer xixi.

Além disso, a gordura que foi acumulada durante a gravidez para nutrir o bebê começará a ser gasta com uma atividade muito simples: amamentação. Se você for liberada pelo seu médico, exercícios físicos também podem impulsionar a perda dessa gordurinha extra, mas lembre-se que tudo tem seu tempo, e esforços excessivos não são recomendados nesse período.

E aquela linha vertical escura que aparece na barriga? Conhecida como linea nigra, pode surgir em algumas grávidas e em outras não, os dois casos são normais. A linha aparece onde seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, e costuma desaparecer um tempo depois, com o retorno da musculatura para o local correto. Esfoliar a pele ressecada com cuidado pode ajudar a acelerar o processo. É importante saber que às vezes a linha não desaparece totalmente no pós-parto, ok?


Estrias surgem naturalmente devido ao aumento da barriga e com o tempo vão clareando naturalmente e aproximadamente após 1 ano - ou menos, dependendo da mamãe - assumem uma coloração mais clara que a da sua pele.

No caso das gestantes que optaram por realizar parto cesariana, há a cicatriz “linha do biquíni”, devido à incisão feita na cirurgia para a retirada do bebê pelo baixo ventre. Sabia que para essa retirada, são cortadas 7 camadas de pele? É importante manter isso em mente durante a recuperação, pois é comum ver mamães se sentindo bem após o parto e fazendo alguns esforços como pegar malas ou fazendo movimentos bruscos, que podem resultar no rompimento dos pontos ou facilitar inflamações. Os cuidados com a cicatriz devem ser seguidos pela orientação médica para garantir uma recuperação plena, ok?

Praticar ioga ou pilates pode ser uma opção maravilhosa para tonificar a barriga, caso você esteja em busca de opções mais suaves. Claro, se você estiver liberada pelo médico! Outras mães podem preferir por tratamentos estéticos, em especial a drenagem linfática. Para isso é preciso consultar-se com seu esteticista e avaliar a melhor opção para sua situação, ok?

Agora, entre nós: parto normal ou cesárea, é muito importante lembrar que assim como durante a gravidez, o pós-parto também tem seus momentos e mudanças. Aproveite pra se deliciar com seu bebê e os novos momentos que você está criando!



2.064 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page