Mala para maternidade: o que levar?
Está chegando a hora de você e seu bebê se conhecerem. Com tanto para resolver é natural que algumas coisinhas essenciais fiquem para trás na hora de preparar a mala para a maternidade.
Então, preparamos uma lista rápida e simples, neste post, para você montar sua mala com tudo que é mais importante.
Quando fazer a mala?
Ansiedade é o que não falta neste momento. Então, antes de falar da lista, lembre-se de deixar tudo arrumadinho por volta das 35ª a 36ª semanas de gestação. Nada de arrumar tudo em cima da hora. Tem risco de parto prematuro? Antecipe algumas semanas.
Acredite, as mães experientes garantem que durante o trabalho de parto, seu foco vai estar no seu bebê.
Mala para a mamãe Sim, não é só o bebê que precisa de atenção. Além da sua bolsa, com itens básicos como seus documentos, o carregador do celular e outros itens indispensáveis... o que levar para você na maternidade? Veja algumas sugestões:
Vestuário
Camisolas ou pijamas com abertura frontal: algumas poucas peças, pelo menos 2 ou 3 (para partos sem mais complicações, que não exigem estadia longa pós-parto). A abertura frontal facilita a amamentação e dá mais conforto. Roupas leves e suaves que não sejam para dormir também podem entrar aqui.
Calcinhas: dê prioridade às confortáveis, as mesmas que você já usou durante a gravidez. Pense entre 5 e 7 opções.
Calçados: é natural ter os pés inchados pós-parto. Portanto, evite sapatos fechados ou de saldo. Prefira chinelos, pantufas, sandálias e sapatilhas largas e confortáveis. Nada de exageros para não pesar a mala.
Meias: levar 2 ou 3 pares, igualmente confortáveis e largos. Evite as meias curtas e mais apertadas para não prejudicar sua circulação. Dica importante principalmente para as mamães que optam pela cesárea, que ficam mais tempo em repouso.
Sutiãs de amamentação: com o tempo você vai agradecer por tê-los. Também leve 2 ou 3 opções. Conte com vazamentos e outras sujeirinhas normais do dia a dia, e você vai ter que trocá-lo ao fim de um dia de uso.
Roupa para sair da maternidade: Escolha algo bonito e confortável no dia de levar seu bebê para casa. Leve 2 opções de modelitos, sempre priorizando roupas mais largas, como durante a gestação. Esteja linda, mas respeite seus limites!
Higiene pessoal
Absorventes: recomendamos 1 caixa com absorventes íntimos (diurno e noturno) e outra com absorventes para seios.
Banho e asseamento
Itens para banho, pós banho (como cremes corporais) e higiene oral, tentando concentrar tudo em até 2 necessaires, apenas. Consulte a sua maternidade sobre a disponibilidade de toalhas, secadores e outros itens oferecidos no quarto.
Lembre-se de consultar o pediatra e o obstetra sobre quais produtos corporais podem ser nocivos para o seu bebê!
Maquiagem
Leve seu estojo, sim! A autoestima é fundamental para a sua recuperação – e para curtir o momento ao máximo. Consulte sua maternidade sobre este item, pois muitas oferecem o serviço no quarto.
Remédios
Consulte seu obstetra sobre quais remédios levar com você. É importante ter a mãos os recursos prescritos pelo seu médico.
Vamos falar da malinha do bebê?
Você já sabe... a partir de agora, toda a sua vida tem 2 planejamentos: um para você, outro para o seu bebê. Consulte sua maternidade sobre kits cedidos, com fraldas e produtos. E mesmo que tenha, não deixe de levar o seu.
Considerando que o seu bebê irá cumprir as 48 a 72h habituais na maternidade antes de ir para casa, uma lista padrão demanda:
6 macacões tamanho RN
6 bodies ou camisas tipo pagão (atenção para opções leves em cidades mais quentes, sobretudo no verão)
6 calças com pé
1 ou 2 mantas de algodão
1 touca ou gorro (importante para locais com ar condicionado)
1 cobertorzinho de tecido quente
2 casaquinhos (preferência por de botões, que se veste pela frente)
4 fraldas de tecido e 4 paninhos de boca (vai ser bastante usado!)
4 pares de meias, em caso de estar frio na maternidade
1 pacote de fralda RN - 24 a 36 unidades de fraldas - (considerando 8 a 12 trocas diárias)
Pomadas de sua preferência, para prevenção de assaduras
1 pacote de lenços umedecidos para troca de fraldas
1 roupinha para sair da maternidade
1 roupinha pós-parto (que será dada à equipe da maternidade, que receberá seu bebê)
Preparando a mala
Lave tudo com sabão de coco ou neutro. Deixe secar bem. Coloque na mala e não precisa mais retirar.
Organização é tudo. Você pode organizar tudo em saquinhos com a descrição do que está dentro.
Separe os itens de higiene do bebê das roupinhas, para que seja fácil pegar e utilizar. Esta fase de adaptação exige muito da nossa atenção.
Ufa… acho que organizamos tudo, então. Agora você está preparada e pronta para ir para a maternidade!
Comments