Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

Idade Gestacional

Contar a gestação em semanas, no início, pode ser bem confuso, não é mesmo? No entanto, fazer a contagem da idade gestacional dessa maneira é bem mais eficaz para acompanhar a saúde do bebê do que por meses, já que diferentes meses não possuem a mesma quantidade de dias. Esta informação é muito importante para nortear todo o acompanhamento médico da grávida, seu pré-natal e a possível data do parto.


Como calcular a idade gestacional?

A duração média da gravidez é de 280 dias ou 40 semanas, contados a partir do primeiro dia da data da última menstruação (DUM), e não a partir da concepção. Com essa data, fazemos o cálculo da data provável do parto (DPP), que é o dia em que a gravidez completa as 40 semanas.


No entanto, essa conta pode não dar certo, já que leva em consideração ciclos menstruais regulares de 28 dias, e nem toda mulher tem ciclos assim. Nesses casos, a contagem da idade gestacional é feita baseada no ultrassom realizado no primeiro trimestre.


Uma maneira prática de fazer o cálculo é utilizando a Regra de Naegele, em que se soma 7 dias e se subtrai 3 meses a partir da DUM. Por exemplo, se a DUM foi no dia 10 de março, a DPP será no dia 17 de dezembro. Lembrando que, apesar do nome, a maioria dos bebês não nasce nessa data.


E se eu não souber a DUM?

Para quem quer saber em que semanas de gravidez está e não se lembra do dia que menstruou, é preciso um ultrassom. O médico pode solicitar o primeiro ultrassom e esse sim pode determinar com precisão a idade gestacional, o estágio e a semana de gravidez em que a mulher se encontra. O exame pode ser solicitado a partir da quinta semana e o quanto antes for feito, melhor.



Fonte: Trocando Fraldas e BebêMamãe

https://bebemamae.com/gravidez/saude-gravidez/saiba-por-que-a-gestacao-e-sempre-contada-em-semanas

https://www.trocandofraldas.com.br/contar-semanas-gravidez-nascimento-bebe/


Fontes: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/endometriose/

https://helloclue.com/pt/artigos/ciclo-a-z/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-endometriose-mitos-e-verdades

https://claudia.abril.com.br/especiais/endometriose-e-gravidez-como-a-doenca-pode-afetar-a-fertilidade/

https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,mesmo-com-endometriose-gravidez-pode-transcorrer-normalmente,70002755373




5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez