Idade Gestacional
Contar a gestação em semanas, no início, pode ser bem confuso, não é mesmo? No entanto, fazer a contagem da idade gestacional dessa maneira é bem mais eficaz para acompanhar a saúde do bebê do que por meses, já que diferentes meses não possuem a mesma quantidade de dias. Esta informação é muito importante para nortear todo o acompanhamento médico da grávida, seu pré-natal e a possível data do parto.
Como calcular a idade gestacional?
A duração média da gravidez é de 280 dias ou 40 semanas, contados a partir do primeiro dia da data da última menstruação (DUM), e não a partir da concepção. Com essa data, fazemos o cálculo da data provável do parto (DPP), que é o dia em que a gravidez completa as 40 semanas.
No entanto, essa conta pode não dar certo, já que leva em consideração ciclos menstruais regulares de 28 dias, e nem toda mulher tem ciclos assim. Nesses casos, a contagem da idade gestacional é feita baseada no ultrassom realizado no primeiro trimestre.
Uma maneira prática de fazer o cálculo é utilizando a Regra de Naegele, em que se soma 7 dias e se subtrai 3 meses a partir da DUM. Por exemplo, se a DUM foi no dia 10 de março, a DPP será no dia 17 de dezembro. Lembrando que, apesar do nome, a maioria dos bebês não nasce nessa data.
E se eu não souber a DUM?
Para quem quer saber em que semanas de gravidez está e não se lembra do dia que menstruou, é preciso um ultrassom. O médico pode solicitar o primeiro ultrassom e esse sim pode determinar com precisão a idade gestacional, o estágio e a semana de gravidez em que a mulher se encontra. O exame pode ser solicitado a partir da quinta semana e o quanto antes for feito, melhor.
Fonte: Trocando Fraldas e BebêMamãe
Comments