top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Hábitos para o sono do recém-nascido


Mais ou menos por volta dos 6 meses de idade seu bebê já terá seu sono estabelecido, isto é, com fases mais ou menos profundas, porém constantes. Ainda não funciona como o sono de uma pessoa adulta, mas é importante que ele seja incentivado a seguir uma rotina com bons hábitos para que o amadurecimento desse sono seja tranquilo.

Também chamado de “limpeza do sono”, esse processo nada mais é que um conjunto de orientações e informações para que seu filho e você tirem um maior proveito desses momentos de descanso, afinal, pode ser bem cansativo acordar várias vezes durante a noite para amamentar ou apenas para acalmar o pequeno, certo? Além do mais, é difícil pro bebê se adaptar depois de conhecer o aconchego do útero da mamãe por tanto tempo.

É importante saber que os recém-nascidos reservam em torno de 16 horas do dia para dormir, e as 8 horas restantes são dedicadas a estarem acordados e serem a coisa mais linda que você já viu - e também para se alimentarem! Esses intervalos vão aumentando conforme o bebê cresce, e você passará a perceber as mudanças naturalmente.

Então, vamos às dicas?

  • Bebê acordado = Bebê ativo!

Quando o bebê estiver acordado, é mais que certo que você vai estar interagindo com ele, afinal, como resistir? Brincar com o neném, conversar, cantar, dançar pela casa… Vale tudo, desde que vocês se divirtam. Isso manterá o bebê desperto e alerta, prolongando o tempo que está acordado, podendo ajudar a dormir por períodos mais longos a noite, devido ao cansaço que ele sentirá. Falando em ficar cansado, vamos pra próxima dica!


  • Ficou sonolento? Coloque-o no berço antes de pegar no sono

Oi? Não é pra colocar no berço só depois dele dormir no colo? Pois é, isso pode não ser das melhores ideias. A ideia de colocar o bebê na cama antes dele pegar no sono é para que ele associe estar deitado na cama com o processo de adormecer, preparando-o para essa lógica quando for mais velho. Não esqueça de colocar ele de barriga pra cima e cobertinho para ficar aconchegado!

  • Rotinas pré-sono (ou rituais) são importantes

E por que elas são importantes? Porque o bebê começa a associar aquelas atividades ao momento de dormir. Não importa se você, o papai ou outra pessoa fará, desde que a rotina seja respeitada e feita todo dia, para que o hábito seja criado. Você pode oferecer banhos mais a noitinha, se perceber que isso ajuda o bebê! Ou sua rotina pode ser banho, amamentar o bebê, colocar para arrotar, cantar o bebê e ninar um pouquinho antes de colocá-lo na cama.

Não esqueça, mamãe: A rotina ideal para seu bebê é a que você criar! Afinal, ninguém melhor que você para conhecer seu filho!

  • O ambiente faz parte do processo do sono, sabia?

Ambientes arejados, pontos de luz aconchegantes (janelas bem localizadas onde o sol não fique diretamente no pequeno, aparelhos que ofereçam meia luz como lâmpadas smart), tudo isso ajuda o bebê a se acalmar e ter um descanso mais confortável. É sugerido que o ambiente seja limpo com água e vinagre ao invés do uso de produtos químicos, pois o cheiro pode ser muito incômodo para o nariz sensível do bebê.

Luzes pequenas que parecem irrelevantes, como da babá eletrônica, podem ser tapadas com fita adesiva para que não incomodem a vista do pequeno. No entanto, a luminosidade é muito bem vinda durante o dia, pois ajudam a regular o sono, então é uma ótima ideia deixar tudo bem aberto e iluminado durante o dia, e durante a noite, manter os lugares mais escurinhos.

Aqui vai uma dica pras mamães modernas: Seu bebê parece relaxar com ruídos de fundo como chuva caindo ou água correndo? Deixe sua Alexa fazendo o barulho baixinho por perto na hora de dormir! Com o tempo, você pode ir reduzindo o volume para não tornar-se um hábito definitivo.

  • Dê tempo ao tempo, mamãe

Uma coisa é certa: cada bebê tem seu próprio reloginho biológico, suas maneiras e temperamento. Então, é muito comum que ele não pegue no sono assim que você o coloque na cama, mas não precisa se preocupar com isso! Seu bebê precisa de tempo para se acomodar e achar a posição ideal pro sono ser o mais gostoso possível! Caso seu bebê comece a chorar, não precisa pegar no colo imediatamente. Faça carinhos, fale bem baixinho para o acalmar e assim ele se sentirá mais seguro e confortável, caindo então no sono.

Mas veja bem, mamãe: essas dicas são ótimas para começar mudanças, mas elas não vão acontecer de uma hora pra outra, certo? Seu bebê pode precisar de tempo para se adaptar às novas rotinas e é tudo normal. Lembre-se que você tem tempo de introduzi-las na rotina aos poucos e assim criar uma vida familiar mais saudável e feliz!

Boa sorte e bons sonhos!


120 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page