Grávidas podem pintar o cabelo?
Você já deve ter ouvido falar que tintura na gravidez é proibido para as gestantes, não é mesmo? Mas não é bem assim. Com algumas restrições, existem maneiras de fazer a manutenção dos cabelos coloridos. Veja só:
Quais são os perigos?
Apesar de um tema muito procurado pelas mamães, existem poucas pesquisas sobre o tema. O que se sabe é que alguns estudos associam o uso de tinturas ao aumento do risco de desenvolvimento de neuroblastoma, um tipo de câncer que afeta o sistema nervoso central, mais comum em crianças.
Isso porque as tinturas para cabelo e até mesmo demais produtos como alisadores e relaxantes são compostos por substâncias fortes que podem ser absorvidas pelo organismo, como amônia, parabeno, propilenoglicol, formol e metais pesados, que são totalmente proibidos para as gestantes.
Quais as recomendações?
Segundo a OTIS (Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia), a quantidade absorvida depende da saúde da pele, dos níveis das substâncias, da área exposta e da frequência utilizada. Por conta disso, dependendo do seu organismo, do produto utilizado e de quantas semanas você estiver grávida, é possível pintar o cabelo.
No entanto, durante os primeiros três meses, os riscos de complicações são muito maiores, e, por isso, você não deve fazer nenhum procedimento. Após a 12ª semana, converse com o seu médico sobre o que pode ou não ser feito.
Comments