top of page

Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Golden hour: o que é e qual sua importância


Quem é mamãe sabe que a vida após um filho é repleta de primeiras vezes. Os primeiros passos, a primeira fruta, e aquela vez que ele disse “mama” pela primeira vez? Pois é, nada supera esses momentos. E, falando em primeiros momentos, você conhece a Golden Hour?


Em tradução literal, a chamada “hora dourada” é, justamente, a primeira hora de vida do bebê após o parto. Muito mais que apenas um momento de apresentação oficial entre a mamãe o seu bebê, é um período extremamente importante, como cada vez mais pesquisas apontam.


O que deve acontecer neste momento?


Antigamente, logo após o nascimento da criança, fosse parto normal ou cesárea, a equipe médica logo levava o bebê para realizar a pesagem e outras avaliações necessárias. O que faltava nesse processo? O contato com a mamãe. Isso está mudando cada vez mais não só por pesquisas perinatais, como pelo aumento de mulheres que buscam preparar um plano de parto que explicite o desejo dessa primeira hora com a criança.


Após o nascimento, o neném é colocado próximo ao seio da mãe, fortalecendo o vínculo entre os dois que já havia começado a se desenvolver durante a gestação. Acontece que, ao contrário do que se pensa, esse toque é mais que apenas contato físico, e até mesmo mais que um acolhimento materno: é saúde e ciência.


E por quê?


Imagine chegar em um ambiente completamente novo pela primeira vez na vida. O desconforto de respirar pela primeira vez, os sons que você nunca ouviu antes, luzes - naturais e artificiais - para todos os lados, temperatura diferente… Não é de se admirar que os bebês chorem ao nascer, não é mesmo?



Esse primeiro contato com a mãe serve para trazer um pouco de equilíbrio para a criança. É uma forma de dizer que está tudo bem e ele está seguro, e é uma nova aventura começando - e uma das mais bonitas que ele vai ter. E claro que com isso chegam os benefícios para a saúde do bebê!


Um deles é o ajuste da temperatura da criança. Isso mesmo, você não leu errado! Acontece que o útero é um ambiente quentinho e aconchegante para o bebê, e após o parto há uma mudança brusca de temperatura. Entrando em contato com a pele da mãe, o bebê encontra calor e assim começa a estabilizar seus parâmetros de temperatura. Esse momento, aliás, reduz as chances de um quadro de hipotermia acontecer.


Outro fator muito importante, talvez até mesmo o mais importante da Golden Hour é a primeira amamentação do neném. Lembra quando falamos sobre os tipos de leite materno aqui? Então, nessa primeira hora de vida do bebê, o colostro da mamãe está disponível para alimentar o pequeno. Esse leite é rico em anticorpos e nutrientes, chegando a ser considerado a primeira vacina do bebê por especialistas. Essa primeira oportunidade de alimentar o bebê pode facilitar a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida. Pode acontecer do bebê não mamar nesse primeiro contato, e tudo bem se isso acontecer! Apenas o reflexo dele procurar o seio e tentar sugar já ajudam a liberar prolactina, cujos níveis no organismo começam a cair logo após o parto.


Ah, e lembra que mencionamos que o vínculo entre você e seu filho se fortalece nessa primeira hora de vida dele? Temos uma explicação para isso também: o hormônio do amor, mais conhecido como ocitocina, também é liberado durante a primeira amamentação, tanto para o bebê quanto para a mãe. A presença desse hormônio promove relaxamento e redução de estresse, além de estabelecer uma proximidade maior entre mãe e filho, e ainda ajuda na recuperação do útero para seu tamanho normal!


Quem diria que um momento simples como o toque de uma mãe no seu filho traria tantos benefícios para a saúde, não é? É importante saber, no entanto, que esses momentos só não poderão acontecer se houver complicações, como a criança apresentar alguma dificuldade respiratória. Do contrário é só partir para o abraço, literalmente.


E no seu parto, como foi a primeira hora do seu bebê? Conta pra gente!


79 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page