top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Ganho de peso durante a gravidez: afinal, o que é normal?


Ganho de peso na gravidez é anormal? Não, desde que seja um aumento saudável, além do desenvolvimento do bebê. Para garantir esse aumento de peso com saúde, alguns cuidados devem ser colocados em prática.. Sim, existe ganho de peso saudável, e não estou falando somente de ganho muscular com exercícios físicos, não! Ainda que isso varie de mulher para mulher, uma gestação acrescenta em média 12kg ao peso da grávida. É importante ressaltar que esse acompanhamento não é baseado em questões estéticas, e sim numa forma de avaliar sua saúde durante a gestação, de forma a se manter saudável durante e após ela, uma vez que estar com peso excessivo pode acarretar em complicações para você, mamãe e para seu bebê também.


“Então, como faço pra saber se estou dentro do peso saudável?”


O aumento de peso durante a gravidez está intimamente ligado ao IMC (Índice de Massa Corporal) que você tinha antes de engravidar. Você pode fazer esse cálculo online sem dificuldade alguma.


Logo, acompanhar seu peso é simples, será um dos vários detalhes a serem acompanhados em exames pré-natal. Assim, é possível que seu especialista possa avaliar se está tudo dentro da normalidade.


O que posso fazer para garantir meu peso ideal?


Bem, primeiro é importante entender seu estilo de vida antes da gravidez. Isso porque, por exemplo, para reduzir possíveis riscos à saúde, mulheres que tinham sobrepeso antes da gravidez devem ganhar menos peso que outras que estavam dentro do peso ideal. Logo, caso você não esteja grávida ainda, é interessante calcular seu IMC antes de começar a tentar.

Vamos às dicas, então?


  • Não é necessário “comer por dois”


Muito provavelmente você já ouviu falar nessa expressão, afinal, “você precisa se alimentar o máximo possível, está grávida!”, não é mesmo? Mas não é bem assim. Anos atrás, essa era uma prática muito comum, mas hoje se sabe que não é a quantidade que você come e sim a qualidade do que está comendo.


  • Invista em alimentos saudáveis


É sempre importante reforçar que sua alimentação deve acompanhar suas necessidades nutricionais e isso será avaliado juntamente com seu médico de confiança. A média de calorias que uma mulher grávida precisa ingerir por dia é em torno de 2.000cal, já no último trimestre, 2.200cal. Se você gosta de cozinhar, é seu momento de brilhar em pratos saborosos e balanceados na cozinha!


  • Dieta durante a gravidez? Depende


Se não houver recomendação médica para seu caso específico, não é recomendado que você faça dietas nem durante, nem logo após o parto, ok? As restrições não devem ser extremas e está tudo bem se você quiser comer aquele chocolate no lanche da tarde.


  • Cuidado com a quantidade e o tempo entre as refeições


É interessante que, durante a gestação, a mamãe não fique mais de 4 horas sem comer, para evitar tonturas e desconfortos. Aliás, temos uma dica bem legal pra você: comer porções menores em maior frequência podem ajudar a prevenir a azia!


Fique tranquila com seu acompanhamento médico em dia somado a essas dicas simples, porém eficazes. Lembre-se também que, após o nascimento do bebê, é normal que o peso extra permaneça com você por um tempo, ok? Essas mudanças levam tempo e está tudo bem.


56 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page