top of page

Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Fisioterapia pélvica: o que é e quais seus benefícios


Quando você pensa em fisioterapia, qual é a primeira coisa que vem à mente? Aposto que sua resposta não foi “ajudar na gestação”, acertei? Pois é. Essa é uma ideia muito comum da fisioterapia, que acaba sendo conhecida como uma especialidade voltada apenas para a reabilitação e resolução de problemas já instaurados, mas a prática vai muito além disso. Aliar a fisioterapia à sua gestação pode trazer um monte de benefícios, pois ajuda a fortalecer o tônus muscular e até mesmo facilita a recuperação do seu corpo no pós-parto! Mas hoje vamos falar de uma área mais específica da prática...


O que é a fisioterapia pélvica?


A especialidade é voltada para a reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, ou seja, trabalha todos os órgãos da região baixa do abdômen e suas musculaturas. Dentre esses órgãos estão a bexiga, o útero e o intestino. A prática da fisioterapia pélvica serve tanto para tratamento quanto para prevenir disfunções nessa região, atuando antes que alguma doença se instale. Bacana, né?


E os benefícios, quais são?


O interessante da fisioterapia pélvica é justamente o que falamos anteriormente: ela pode ser tanto uma prevenção quanto um tratamento. E para você, mamãe, ela é de grande ajuda durante e após a gestação.

Durante a gestação


É um fato que muitas gestantes acabam sofrendo com a incontinência urinária. Mais especificamente, 40% delas passam pelo quadro. Isso é comum, uma vez que existe uma criança crescendo em seu útero e eventualmente esse aumento começa a comprimir os órgãos que estão ao redor.


A fisioterapia pélvica pode atuar como um reforço na musculatura perineal - os músculos da região baixa do abdômen que falamos mais cedo! Qual o resultado desse fortalecimento da musculação? Uma redução considerável no sintoma da incontinência urinária, que é uma questão para muitas mamães.


Outros fatores que ajudam - e muito - as gravidinhas que fazem a fisioterapia é a redução de dores na região lombar, que são muito comuns devido ao aumento do peso, além de incentivar um relaxamento muscular e até mesmo ajudar a melhorar a respiração. Isso sem falar que a fisioterapia pélvica contém exercícios que preparam a mulher para o nascimento da criança por parto normal!


E após o parto?


Sabemos que a gestação é uma fase onde muitas mudanças ocorrem no seu corpo, às vezes é até difícil processar tudo em tempo real, né? Seu corpo concorda. Afinal, ele se expande para gerar uma vida e depois de 9 meses, ele começa um processo de retornar ao normal. E agora?

Uma das funções da fisioterapia é reeducar o corpo sobre as mudanças que a gravidez e o parto causam nele. A fisioterapia pode trazer melhorias na cicatrização - caso você opte pela cesariana - além de uma recuperação mais rápida da musculatura abdominal, uma vez que é comum que algumas gestantes venham a desenvolver uma diástase abdominal: ao retornar ao seu estado original, a musculatura da barriga fica afastada, não retornando da forma que deveria. Nesses casos, a avaliação de um profissional para definir o melhor caminho de tratamento é muitíssimo importante!


Para além disso, algumas mamães podem experimentar certo desconforto em relações sexuais pós-parto, e a fisioterapia pode te ajudar nisso também! O reforço muscular para uma melhor recuperação pode auxiliar na redução desse desconforto, olha que incrível.


Viu só a quantidade de benefícios que a fisioterapia - em especial, a pélvica - trazem para você quando aliadas à sua gestação? Converse com seu obstetra sobre a possibilidade de um acompanhamento fisioterapêutico durante e após a gravidez e aproveite o melhor da sua gestação, do início ao fim!


44 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page