Festa de 1 ano: dicas e ideias!
A gente sabe que depois que se vira mãe, cada momento é precioso e aguardado com ansiedade, não é? Depois de falarmos sobre o chá de revelação virtual, é hora de falar da tão sonhada festa de um aninho! É momento de celebrar, não só um ano de vida do bebê, mas também de muito amor, carinho, risadas, e pode incluir os dias com sono, os choros e tudo mais.
É momento de alegria, e algumas mamães diriam que maior alegria ainda é a oportunidade de fazer a festinha do bebê de forma presencial, com o avanço da vacinação e o iminente relaxamento das restrições em ambientes coletivos. Mas e aí, como fazer uma festa memorável e segura para seu bebê, você e seus convidados?
Virtual ou Presencial?
Essa é uma dúvida que será muito comum daqui pra frente, devido ao andamento da pandemia. Muitas mamães preferem manter a celebração virtual por questões de segurança, enquanto outras gostam da ideia de poder reencontrar alguns familiares e amigos mais chegados em um evento presencial mais intimista, o que também é possível, se realizado com todos os cuidados recomendados e acompanhamento do avanço da vacinação.
O que podemos fazer em ambos os casos?
Independentemente da sua escolha, virtual ou presencial, alguns passos para preparação devem ser seguidos para os dois, e agora vamos falar sobre eles, ok?
Convidados
Vamos começar definindo quem fará parte desse momento tão especial! É hora de listar familiares e amigos e estabelecer quantas pessoas você quer chamar, seja para seu evento virtual ou presencial. Isso definirá o espaço que você precisará para a festa, quantidade de comida e bebida, quantidade de lembranças…
Data e hora
Convidados definidos, vamos ao segundo passo: quando você quer fazer a sua festa e que horas ela acontecerá. Levando em consideração que essas festas duram em torno de 5 horas, você quer algo de manhã, pela tardinha ou à noite? Será fim de semana ou dia de semana? Considere sua lista de convidados e sua rotina para estabelecer a melhor opção!
Tema da Festa
Cá entre nós, o tema fica por conta das mamães, né? Afinal, o bebê está fazendo um ano e não consegue definir por si só. Você pode, no entanto, aproveitar desenhos e brinquedos que seu bebê goste como inspiração para o tema. Ou mesmo optar por não ter um tema específico e seguir um caminho mais abstrato, tal como utilizar cores que chamem a atenção do neném. Outro caminho é seguir os clássicos. Nunca tem erro com eles: circo, floresta, princesas, Disney…
Convites
Tema definido, convidados listados e dia e hora escolhidos? Chegou a hora de fazer o convite! Independentemente de fazer a festa de forma virtual ou sua casa, ou mesmo num salão de festas, a pedida atual é o convite virtual: você poupa o meio ambiente e ainda garante que todos recebam seus convites!
Você pode optar por contratar um designer para fazer sua arte ou utilizar sites com configurações pré-disponíveis para criar seu próprio convite! Alguns deles até mesmo criam um sistema de confirmação dos seus convidados para que você tenha acesso à lista de pessoas que realmente irão comparecer à festa!
Agora sim, vamos às diferenças:
Festa virtual
Nem precisamos entrar nos detalhes de que a diferença maior é justamente que cada um dos seus convidados estará em sua casa e vocês vão se reunir online, né? Mas podemos falar sobre algumas opções de locais para essa reunião! Skype, Google Meets e Zoom continuam sendo as plataformas mais usadas para esse tipo de interação e são super intuitivas e fáceis de se utilizar, basta escolher a sua e enviar o link da chamada para seus convidados!
Agora vamos falar de comida. Quem disse que festa virtual não pode ter um lanchinho delicioso? Você pode - e deve! - montar uma mesa de salgadinhos, doces ou qualquer outro petisco que deseja para você e sua família em casa. Pode ainda aumentar a experiência de aniversário e enviar pequenos kits de festa para seus convidados via aplicativos como iFood e Uber Eats, ou mesmo preparar seu próprio kit personalizado e entregar via delivery. Assim, todos podem ter a experiência completa da festa do seu bebê!
As fotos podem ter uma cara mais amadora, mas não perdem o brilho de forma alguma! Use suas decorações em casa para criar um ambiente bonito e aproveite seu celular para registrar os momentos com seu neném, faça prints de tela com os convidados, deixe a criatividade correr solta e certamente você vai se divertir tanto quanto em um evento presencial.
No presencial
Se você optou pela chance de uma festa menor, porém presencial, o primeiro cuidado que deve ter é escolher um salão que esteja seguindo as regras sanitárias estabelecidas. Uma vez que o espaço esteja definido, é hora de revisar a lista de convidados para checar se o número de convidados permitido pelo salão condiz com a sua quantidade inicial.
Outros cuidados podem ser tomados no salão para que tudo corra bem e com segurança. Opte por utilizar descartáveis ao invés de talheres e pratos fornecidos pelo salão, e quanto aos brinquedos disponíveis para as crianças, pode ser interessante checar se há a possibilidade de higienizar o brinquedo a cada uso ou fechá-lo durante a festa para higienização.
No fim, seja virtual ou presencial, o importante é se divertir e levar tudo com leveza e lembrar do verdadeiro foco e razão de toda essa movimentação: o primeiro aniversário do seu bebê!
Boa festa, mamãe!
Comments