Enjoo na gravidez
Atualizado: 13 de ago. de 2020
O enjoo é um dos sintomas mais comuns da gravidez. Ele acompanha a mulher no decorrer do primeiro trimestre e, geralmente, diminui ou desaparece completamente após a 18ª semana de gestação.
Quais as causas?
Pesquisas sugerem que a náusea é uma reação do corpo ao aumento do hCG (em português, Gonadotrofina Coriônica Humana, o principal hormônio da gravidez). Sua função é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento fetal, mantendo o corpo lúteo, que secreta os hormônios da Progesterona e do Estrogênio. Eles garantem a manutenção da gestação, inibindo a menstruação e impedindo uma nova ovulação.
Embora a causa das náuseas e dos vômitos sejam pouco claras, essas reações apresentam benefícios: Estão associadas à diminuição do risco de aborto, de parto prematuro e de problemas no desenvolvimento do bebê. Mas apesar de benéficos, ainda causam muito incômodo às gestantes.
Como amenizar?
Para amenizar os sintomas, o melhor a ser feito é compartilhar os episódios que envolvem os sintomas com o seu médico para orientações especiais.
Comments