top of page

Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

E o que uma doula faz na gestação?

Atualizado: 13 de set. de 2021


A presença de uma doula acompanhando uma gestante por todo o processo da gravidez até o pós-parto não é nenhuma novidade, historicamente falando - a prática data desde a Grécia antiga. Inclusive a palavra “doula” significa “mulher que serve”. Curioso né?


Ao olhar para o formato de parto de antigamente, com a mulher em casa rodeada das mulheres da família - que forneciam suporte para ela durante o parto - e comparar com o cenário atual: em um hospital, com equipes de diversas especialidades médicas de prontidão, é possível notar que ao longo dos anos o momento do parto e o acompanhamento da gestação mudou várias vezes até estar no formato que conhecemos hoje.


Uma das diferenças é justamente essa presença de alguém oferecendo o suporte que as mulheres da família davam para a mamãe em questão. Então a doula é, em resumo, uma pessoa que está ali para resgatar a prática milenar do cuidado físico, emocional e até mesmo informativo da gestante.


Pareceu complexo? Vem que a gente explica.


Vamos do início: A doula não é nem parteira, nem enfermeira, nem médica e também não substitui a presença do pai. Ela não faz exames de toque ou indica e aplica medicamentos… Então o que ela faz no momento do parto?


Uma doula pode ajudar a gestante a encontrar a posição mais confortável durante as contrações, além de fazer massagens para alívio das dores, além de ajudar o parceiro ou parceira da gestante a participar do parto. Ainda, ela oferece encorajamento e palavras positivas, ponto crucial para muitas mulheres que desejam fazer o parto normal mas tem muito medo das dores que o acompanham.


Sendo assim, a doula é uma assessora, uma acompanhante que informa, acalma, acolhe e auxilia durante todo o processo da gravidez, desde o processo de criar um plano de parto até mesmo durante as primeiras amamentações.



A profissão é reconhecida no país?


Sim! A atuação é reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido aos grandes benefícios apresentados pela presença de uma doula nas gestações. Estudos apontam que ter uma doula atuando junto de você durante a gestação reduz em 50% a chance de um parto cesariana eletivo e em 25% o tempo de trabalho de parto, além de reduzir em 60% o uso de anestésicos durante o parto.


Ainda que existam todos esses indicativos positivos da presença de uma doula no acompanhamento da gestação, é importante reforçar que ela não substitui a presença de nenhum profissional naturalmente envolvido em uma gravidez ou no momento do parto, ok?


“Isso significa que devo contratar uma doula, obrigatoriamente?”


De forma alguma, mamãe. Optar pelo acompanhamento de uma doula é uma escolha pessoal que só cabe a você. É importante conhecer a prática e entender se você tem ou não interesse nesse tipo de acompanhamento. A prática é incentivada por médicos em alguns países, como Canadá ou Estados Unidos, e embora seja reconhecida e amparada pela lei no Brasil, o incentivo dos médicos pela presença de uma doula pode variar bastante.


Um detalhe muito importante para se ter em mente: caso você opte por contratar uma doula, é importante levar isso em consideração ao escolher a maternidade onde você terá seu bebê. Nem todas as maternidades no território brasileiro permitem a presença da doula, então vale checar com a instituição se eles permitem ou não sua presença, ok?


O importante é que agora você sabe o papel de uma doula e pode definir se deseja ou não o acompanhamento de uma. Optando pela presença da doula, é importante que seu médico esteja ciente de que você pode contar com a presença dela em consultas e no grande dia do parto!


4 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page