É normal sentir desejos na gravidez ?
Atualizado: 13 de ago. de 2020
Banana com ketchup, feijão com chocolate, doce de leite com jiló. Afinal, sentir desejos é normal ou apenas um capricho da gestante?
Por que isso acontece?
O que muita gente não sabe é que a grávida não está querendo chamar atenção quando relata esse tipo de desejo. Segundo o médico Eric Slywitch, que é mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo, a gestação é um período de muitas transformações e mudanças hormonais, causando vontade na gestante de misturar alimentos salgados com doces, consumir comidas que não gostava ou até se sentir atraída por sustâncias não comestíveis.
Quando acontece?
Um outro fato é que não existe um mês certo para essa mudança aparecer, pois o paladar pode modificar de uma hora para outra. Os especialistas alertam que cerca de 50% da refeição da gestante deve ser composta por carboidratos e o restante de proteínas, gorduras boas, vegetais e frutas.
Os “desejos” também podem ser uma tentativa do corpo de chamar a atenção para alguma deficiência no organismo. Profissionais da área acreditam que isso ocorre porque o corpo é sábio e, para “sobreviver”, emite esses sinais, como os desejos.
É claro que não são todas as vontades que indicam doenças ou déficit nutricional. Mas há algumas que estão intimamente ligadas à saúde da gestante. Caso você esteja estranhando algum sintoma, é possível solicitar exames laboratoriais para checar se está tudo bem com o seu corpo.
Fonte: Revista Crescer
Comments