top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Curiosidades sobre o recém-nascido

Atualizado: 13 de set. de 2021


ree

Eles são pequenos, nem falam, mas ainda sim são cheios de surpresas. Quando falamos de um recém-nascido, especialmente de uma mamãe de primeira viagem, tudo é uma grande novidade, e muitas delas deixam a gente mega curiosa pra saber a razão por trás daquele pequeno detalhe, não é mesmo?


Pois é, por isso hoje nós vamos embarcar em uma aventura para desbravar os acontecimentos e as transformações dos recém-nascidos e entender um pouco mais sobre esses detalhes tão curiosos que nossos pequenos têm. Vamos juntos!


1. Os bebês “trocam” a cor dos olhos


Sim! Uma dúvida muito comum na cabeça dos novos pais é saber qual a cor dos olhos que o bebê terá para saber qual dos dois ele puxou nesse aspecto. E aí, o neném nasce e, poxa vida, os olhos são cinza escuro. Pode ficar tranquila, seu bebê desenvolverá uma cor para os olhos. Mas você vai ter que aguardar uns 6 ou 9 meses para enfim descobrir quem a criança puxou!


E por que isso acontece? O que define a cor dos olhos é, afinal de contas, o DNA. No entanto, a pigmentação fica por conta da melanina, e as células responsáveis por essa pigmentação dependem de luz para produzir a cor. Uma vez que o neném nasce e entra em contato mais vezes com a luz, as células podem então produzir a cor definitiva dos olhos dele nesse primeiro ano de vida. Bacana né?


2. Choro sem lágrimas


Antes de falar que são lágrimas de crocodilo, deixa a gente defender a causa dos bebês! É comum que os recém-nascidos chorem sem derramar lágrimas, e isso não faz do choro deles um “capricho”. Os ductos lacrimais que temos enquanto adultos, além de ser por onde saem as lágrimas do choro, servem para fazer a manutenção da lubrificação dos nossos olhos. Os bebês, diferente de nós adultos, não tem tanta necessidade de umidificar os olhos, daí os canais lacrimais dele só “abrem” mais tarde.

ree

3. A visão deles não é lá muito boa


Já perceberam que recém-nascidos parecem meio “alheios” ao que observar? É que nas primeiras semanas de vida, eles não têm uma definição muito boa do que estão enxergando, a menos que esteja a 30cm de distância deles. É por isso que o rosto da mamãe é tão interessante quando está amamentando!


Ao longo do primeiro ano de vida o cérebro já começa a entender como processar imagens e cores e a visão deles melhora, viu? É um processo super normal. Aliás, olha que curioso: a primeira cor a chamar atenção dos bebês é o vermelho devido à sua intensidade.


4. Sinto lhe informar, é apenas um reflexo


A velha história do “ele sorriu pra mim!” é motivo de derreter o coração de diversas mamães (e outros familiares) mundo afora. Porém, infelizmente preciso te contar: são reflexos involuntários do bebê. No entanto, não se alarme ou fique triste! Isso é um indicativo maravilhoso e por volta dos 4 meses de idade ele já está dando sim seus sorrisos voluntários. Aproveite todos eles, porque, cá entre nós: são mesmo razão pra ficar toda derretida.


O mesmo vale para as vezes que seu bebê pega na sua mão ou no seu dedo, hein! No início da vida, boa parte dos movimentos são apenas reflexos. Com o passar do tempo, ele está, de fato, se agarrando em você, então é hora de agarrá-lo mais e mais!


ree

5. Ele é inchadinho assim mesmo


Ao nascer, você pode ter percebido que seu bebê estará um pouco inchado, mas um tempo depois sua figura já mudou. Essas mudanças rápidas - que acontecem aos montes, diga-se de passagem - muitas vezes assustam mães e pais justamente pela velocidade que ocorrem.


Quando estão dentro da barriga, os bebês estão em contato também com os hormônios que seu corpo produz enquanto está grávida, e esse contato causa esse leve inchaço neles - novamente, é tudo comum e se resolve sozinho, não há nada com o que se preocupar.


6. Controle nos olhos?


Um detalhe fofo e divertido é que alguns bebês podem aparentar certo nível de estrabismo, pois seus olhos ficam vesguinhos eventualmente. Ao nascerem, algumas funções e habilidades ainda serão desenvolvidas e aprendidas, e uma delas é o controle dos olhos!


Isso mesmo, quando seu bebê aparentemente fica meio vesgo, é porque ele ainda não tem domínio sobre o músculo ocular, e isso se estabelecerá nos próximos meses. No entanto, se a questão persistir por muito tempo, vale dar uma checada com o pediatra dele, ok?


E aí, vai dizer que você não viu nenhuma dessas curiosidades acontecer bem diante dos seus olhos e se perguntou “por que isso está acontecendo assim?”. Bem, esperamos ter tirado suas dúvidas, mamãe! Até a próxima. :)


 
 
 

Comentários


parto_chegando_vrt.jpg
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page