top of page

Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Tentando engravidar: e os remédios?


Ao longo da vida, é comum que certas situações aconteçam conosco e precisemos de um cuidado especializado envolvendo a utilização de medicações. Sejam dores de cabeça ou questões mais profundas como problemas de pressão ou tratamentos para ansiedade ou depressão.


O ponto em questão é: os medicamentos fazem parte da nossa rotina do dia-a-dia com naturalidade. Dor na coluna? Remédio. Gripado? Remédio. Garganta está incomodando? Você vai ao médico e descobre uma infecção: remédio. Mas e quando se está tentando engravidar, o que fazer?


Antes de tudo é preciso ressaltar, até mesmo para tranquilizar as futuras mamães que estão lendo esse texto, de que nem todo medicamento consumido irá gerar danos à gestação. Por outro lado, não é aconselhado que seja praticada a automedicação em nenhuma circunstância, e o mesmo vale para a interrupção abrupta de algum tratamento que esteja em andamento.


O que você pode fazer?


Se estiver tentando engravidar, é importante informar ao seu médico para que ele possa avaliar a possibilidade de substituição dos medicamentos por outros que ofereçam menos ou nenhum impacto na saúde reprodutiva. Além disso, é interessante que você tome certas providências para melhorar as chances de uma gestação, dicas que você pode encontrar aqui.

Se estiver com suspeita de gravidez ou já estiver grávida e precisa fazer o uso de algum medicamento pontual, como um descongestionante nasal ou analgésico, é importante também que você informe ao farmacêutico sobre o bebê, pois ele também saberá ofertar medicamentos que não contenham componentes que possam influenciar de alguma forma na gravidez. E, claro, o mesmo vale para medicamentos de uso contínuo. A avaliação de um profissional é de extrema importância.


Devo evitar algum medicamento antes e durante a gestação também?


Alguns medicamentos anticoagulantes, anticonvulsivantes, remédios para pressão alta, enxaqueca e até mesmo tratamentos antiacne podem afetar diretamente a saúde do bebê, por isso são recomendados parar o uso antes - pois podem afetar as chances de engravidar - ou durante a gestação. Para conhecimentos específicos sobre quais medicamentos não são recomendados, converse com seu médico especialista, ele será a melhor fonte de informações que você poderá ter nesse momento.


Lembre-se sempre de avaliar suas opções junto ao seu médico. Isso garante a sua saúde e do seu futuro bebê!

64 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page