Tentando engravidar: e os remédios?
Ao longo da vida, é comum que certas situações aconteçam conosco e precisemos de um cuidado especializado envolvendo a utilização de medicações. Sejam dores de cabeça ou questões mais profundas como problemas de pressão ou tratamentos para ansiedade ou depressão.
O ponto em questão é: os medicamentos fazem parte da nossa rotina do dia-a-dia com naturalidade. Dor na coluna? Remédio. Gripado? Remédio. Garganta está incomodando? Você vai ao médico e descobre uma infecção: remédio. Mas e quando se está tentando engravidar, o que fazer?
Antes de tudo é preciso ressaltar, até mesmo para tranquilizar as futuras mamães que estão lendo esse texto, de que nem todo medicamento consumido irá gerar danos à gestação. Por outro lado, não é aconselhado que seja praticada a automedicação em nenhuma circunstância, e o mesmo vale para a interrupção abrupta de algum tratamento que esteja em andamento.
O que você pode fazer?
Se estiver tentando engravidar, é importante informar ao seu médico para que ele possa avaliar a possibilidade de substituição dos medicamentos por outros que ofereçam menos ou nenhum impacto na saúde reprodutiva. Além disso, é interessante que você tome certas providências para melhorar as chances de uma gestação, dicas que você pode encontrar aqui.
Se estiver com suspeita de gravidez ou já estiver grávida e precisa fazer o uso de algum medicamento pontual, como um descongestionante nasal ou analgésico, é importante também que você informe ao farmacêutico sobre o bebê, pois ele também saberá ofertar medicamentos que não contenham componentes que possam influenciar de alguma forma na gravidez. E, claro, o mesmo vale para medicamentos de uso contínuo. A avaliação de um profissional é de extrema importância.
Devo evitar algum medicamento antes e durante a gestação também?
Alguns medicamentos anticoagulantes, anticonvulsivantes, remédios para pressão alta, enxaqueca e até mesmo tratamentos antiacne podem afetar diretamente a saúde do bebê, por isso são recomendados parar o uso antes - pois podem afetar as chances de engravidar - ou durante a gestação. Para conhecimentos específicos sobre quais medicamentos não são recomendados, converse com seu médico especialista, ele será a melhor fonte de informações que você poderá ter nesse momento.
Lembre-se sempre de avaliar suas opções junto ao seu médico. Isso garante a sua saúde e do seu futuro bebê!
Comentários