Quarto Montessoriano é melhor ?
Atualizado: 1 de set. de 2020
Como assim não tem móveis? Mas o bebê vai dormir no chão? Essas são algumas das perguntas que talvez você já tenha ouvido ou até pensado quando se ouve falar em quarto montessoriano. Por isso, a arquiteta Priscila Leal conversou com a gente e tirou algumas dúvidas sobre esse método.
O que é o quarto Montessoriano? O quarto faz parte de um conjunto de práticas do método Montessoriano, criado pela médica e pedagoga Maria Montessori. Ela enfatiza que precisamos enxergar a criança como ser humano que tem necessidades e vontades e que toda criança é capaz de aprender sozinha. Afinal, elas aprendem repetindo o que vêem ao seu redor. Pra isso, o ambiente precisa conversar com a criança, dizendo: “Você é livre!”, “Você pode tentar!”, “Você é importante!” e está preparado para dar a liberdade à ela de repetir e aprender com o erro.
Mas o bebê dorme no chão isso não é perigoso?
A ideia do método é trazer autonomia para a criança. Assim, o ideal é que todo o mobiliário do espaço esteja nas proporções dela, proporcionando fácil acesso e liberdade de escolher quando quer brincar, ler, deitar,etc. Sendo assim, o adulto precisa se responsabilizar em deixar o ambiente sempre organizado, seguro e livre para intervir o mínimo possível na rotina da criança. Isso inclui estar atento em proteger tomadas e janelas, evitar mobiliário com quinas pontiagudas e certificar de que estão montados e fixados de forma segura e firme. Se o revestimento do chão é frio, deve ser revestido por uma opção mais confortável ou até protegido por um tapete. O quarto Monstessoriano é melhor que o normal? O método Montessori no geral contribui para criatividade, concentração, iniciativa e organização. Sendo assim, a criança se torna mais calma e feliz. Não há uma regra dizendo que apenas esse método funciona, porém, certamente ele contribui de uma forma muito mais completa com resultados muito positivos se for aplicado da maneira correta.
Commenti