Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

Quarto Montessoriano é melhor ?

Atualizado: 1 de Set de 2020

Como assim não tem móveis? Mas o bebê vai dormir no chão? Essas são algumas das perguntas que talvez você já tenha ouvido ou até pensado quando se ouve falar em quarto montessoriano. Por isso, a arquiteta Priscila Leal conversou com a gente e tirou algumas dúvidas sobre esse método.


O que é o quarto Montessoriano? O quarto faz parte de um conjunto de práticas do método Montessoriano, criado pela médica e pedagoga Maria Montessori. Ela enfatiza que precisamos enxergar a criança como ser humano que tem necessidades e vontades e que toda criança é capaz de aprender sozinha. Afinal, elas aprendem repetindo o que vêem ao seu redor. Pra isso, o ambiente precisa conversar com a criança, dizendo: “Você é livre!”, “Você pode tentar!”, “Você é importante!” e está preparado para dar a liberdade à ela de repetir e aprender com o erro.


Mas o bebê dorme no chão isso não é perigoso?

A ideia do método é trazer autonomia para a criança. Assim, o ideal é que todo o mobiliário do espaço esteja nas proporções dela, proporcionando fácil acesso e liberdade de escolher quando quer brincar, ler, deitar,etc. Sendo assim, o adulto precisa se responsabilizar em deixar o ambiente sempre organizado, seguro e livre para intervir o mínimo possível na rotina da criança. Isso inclui estar atento em proteger tomadas e janelas, evitar mobiliário com quinas pontiagudas e certificar de que estão montados e fixados de forma segura e firme. Se o revestimento do chão é frio, deve ser revestido por uma opção mais confortável ou até protegido por um tapete. O quarto Monstessoriano é melhor que o normal? O método Montessori no geral contribui para criatividade, concentração, iniciativa e organização. Sendo assim, a criança se torna mais calma e feliz. Não há uma regra dizendo que apenas esse método funciona, porém, certamente ele contribui de uma forma muito mais completa com resultados muito positivos se for aplicado da maneira correta.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez