Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

Mães solo: Dicas para facilitar as dificuldades

Atualizado: Jul 1



A maternidade é sonho para muitas mulheres ao redor do mundo, e apesar de linda e especial, muitos desafios novos surgem, desafios esses que podem ser mais complexos ainda se você for uma mãe solo. Esse ano, foi estimado que só no Brasil, são mais de 11 milhões de mulheres que criam um ou mais filhos sem auxílio de parceiros ou do pai.


Às vezes é fácil se perder no meio dessas complicações que o dia a dia colocam na nossa vida, e quando se trata de filhos, muitas vezes as mães se doam tanto que acabam se deixando de lado enquanto prioridade. Pensando nisso, preparamos alguns lembretes para você!


1. É importante cuidar de você mesma


Parece clichê falar sobre autocuidado, mas acredite, quando se tem demandas da maternidade, seus empregos ou estudos, é comum acabar deixando de cuidar de si, priorizando outras questões. É difícil? É sim, muito desafiador. Mas o problema é que isso acaba se tornando um ciclo e pode levar a sentimentos de esgotamento ou baixa autoestima.

Cuidar da sua autoestima, nem que seja um pouquinho a cada dia - se alimentar bem, praticar exercícios mesmo que breves, cuidar das unhas, pele e do cabelo, ter momentos de descanso e lazer - traz muitos benefícios. E não pensando nos outros, mas em si mesma. O que te faz bem. Não só por cuidar diretamente da sua saúde, mas também por tornar as suas demandas mais leves, pois você estará mais disposta para elas.


2. Busque grupos de apoio


É normal que você, às vezes, se sinta sozinha. No entanto, é importante saber que você não está. Existem muitas outras mães que sabem exatamente o que você está passando, pois elas também já vivenciaram ou estão vivenciando algo parecido.


Com os avanços da tecnologia, você pode encontrar grupos de mães solo em redes sociais como Facebook, Whatsapp e Telegram, e se fortalecer juntamente a outras mulheres que entendem o que você está sentindo. Assim, você constrói uma rede de apoio e até mesmo pode encontrar novas amizades.


Inscreva-se no nossa jornada, Gravidez em 5!


3. Apoio familiar pode ser de grande ajuda nesses momentos


Muito do estresse que pode te desgastar está justamente na sobrecarga de tarefas e atribuições que você possui. Ser independente é excelente, mas ajuda pode ser muito bem vinda. Familiares e amigos se importam com você e seu bebê, e poderão oferecer alívio quando estiver sendo difícil segurar as coisas sozinha. Essas ajudas podem até mesmo aliviar sintomas que o estresse constante pode trazer, como ansiedade ou mesmo depressão. Afinal, quem tem amigos, tem tudo, não é mesmo?


4. O pai está próximo das crianças? Incentive o laço afetivo


Conhecer a maternidade a dois e passar pelo processo de se tornar mãe solo pode ser muito complexo, certamente não é fácil, mas não é impossível. A presença do casal - mesmo que separado - na vida da criança é muito importante, desde que ambas as partes tenham uma relação saudável, apesar do divórcio ou distanciamento.


Vocês podem não dar certo enquanto casal, mas seguem sendo pais e compartilhar dessa tarefa certamente aliviará momentos de tensão e desgaste - para ambas as partes.


5. Tenha um plano emergencial


Lembrando que se preparar para possíveis emergências e a ansiedade de aguardar algo acontecer são coisas diferentes, ok? Como tudo na vida, situações inesperadas acontecem, e é importante você poder estar preparada para isso.


Um pequeno fundo financeiro emergencial, contatos que você saiba que podem ajudar em momentos de dificuldade e uma rotina planejada podem ser grandes aliados quando o inesperado ocorre - e assim você recupera seu equilíbrio de forma mais saudável para seguir com a vida.


Muitas vezes parece óbvio, mas dicas simples muitas vezes são as que mais precisam de reafirmação quando se é uma mamãe solo, por isso, continue em frente, você está fazendo um excelente trabalho e tenha certeza que seu pequeno tem muito orgulho de você.


3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo