Curiosidades sobre o recém-nascido
Atualizado: 13 de set. de 2021

Eles são pequenos, nem falam, mas ainda sim são cheios de surpresas. Quando falamos de um recém-nascido, especialmente de uma mamãe de primeira viagem, tudo é uma grande novidade, e muitas delas deixam a gente mega curiosa pra saber a razão por trás daquele pequeno detalhe, não é mesmo?
Pois é, por isso hoje nós vamos embarcar em uma aventura para desbravar os acontecimentos e as transformações dos recém-nascidos e entender um pouco mais sobre esses detalhes tão curiosos que nossos pequenos têm. Vamos juntos!
1. Os bebês “trocam” a cor dos olhos
Sim! Uma dúvida muito comum na cabeça dos novos pais é saber qual a cor dos olhos que o bebê terá para saber qual dos dois ele puxou nesse aspecto. E aí, o neném nasce e, poxa vida, os olhos são cinza escuro. Pode ficar tranquila, seu bebê desenvolverá uma cor para os olhos. Mas você vai ter que aguardar uns 6 ou 9 meses para enfim descobrir quem a criança puxou!
E por que isso acontece? O que define a cor dos olhos é, afinal de contas, o DNA. No entanto, a pigmentação fica por conta da melanina, e as células responsáveis por essa pigmentação dependem de luz para produzir a cor. Uma vez que o neném nasce e entra em contato mais vezes com a luz, as células podem então produzir a cor definitiva dos olhos dele nesse primeiro ano de vida. Bacana né?
2. Choro sem lágrimas
Antes de falar que são lágrimas de crocodilo, deixa a gente defender a causa dos bebês! É comum que os recém-nascidos chorem sem derramar lágrimas, e isso não faz do choro deles um “capricho”. Os ductos lacrimais que temos enquanto adultos, além de ser por onde saem as lágrimas do choro, servem para fazer a manutenção da lubrificação dos nossos olhos. Os bebês, diferente de nós adultos, não tem tanta necessidade de umidificar os olhos, daí os canais lacrimais dele só “abrem” mais tarde.

3. A visão deles não é lá muito boa
Já perceberam que recém-nascidos parecem meio “alheios” ao que observar? É que nas primeiras semanas de vida, eles não têm uma definição muito boa do que estão enxergando, a menos que esteja a 30cm de distância deles. É por isso que o rosto da mamãe é tão interessante quando está amamentando!
Ao longo do primeiro ano de vida o cérebro já começa a entender como processar imagens e cores e a visão deles melhora, viu? É um processo super normal. Aliás, olha que curioso: a primeira cor a chamar atenção dos bebês é o vermelho devido à sua intensidade.
4. Sinto lhe informar, é apenas um reflexo
A velha história do “ele sorriu pra mim!” é motivo de derreter o coração de diversas mamães (e outros familiares) mundo afora. Porém, infelizmente preciso te contar: são reflexos involuntários do bebê. No entanto, não se alarme ou fique triste! Isso é um indicativo maravilhoso e por volta dos 4 meses de idade ele já está dando sim seus sorrisos voluntários. Aproveite todos eles, porque, cá entre nós: são mesmo razão pra ficar toda derretida.
O mesmo vale para as vezes que seu bebê pega na sua mão ou no seu dedo, hein! No início da vida, boa parte dos movimentos são apenas reflexos. Com o passar do tempo, ele está, de fato, se agarrando em você, então é hora de agarrá-lo mais e mais!

5. Ele é inchadinho assim mesmo
Ao nascer, você pode ter percebido que seu bebê estará um pouco inchado, mas um tempo depois sua figura já mudou. Essas mudanças rápidas - que acontecem aos montes, diga-se de passagem - muitas vezes assustam mães e pais justamente pela velocidade que ocorrem.
Quando estão dentro da barriga, os bebês estão em contato também com os hormônios que seu corpo produz enquanto está grávida, e esse contato causa esse leve inchaço neles - novamente, é tudo comum e se resolve sozinho, não há nada com o que se preocupar.
6. Controle nos olhos?
Um detalhe fofo e divertido é que alguns bebês podem aparentar certo nível de estrabismo, pois seus olhos ficam vesguinhos eventualmente. Ao nascerem, algumas funções e habilidades ainda serão desenvolvidas e aprendidas, e uma delas é o controle dos olhos!
Isso mesmo, quando seu bebê aparentemente fica meio vesgo, é porque ele ainda não tem domínio sobre o músculo ocular, e isso se estabelecerá nos próximos meses. No entanto, se a questão persistir por muito tempo, vale dar uma checada com o pediatra dele, ok?
E aí, vai dizer que você não viu nenhuma dessas curiosidades acontecer bem diante dos seus olhos e se perguntou “por que isso está acontecendo assim?”. Bem, esperamos ter tirado suas dúvidas, mamãe! Até a próxima. :)
Comments