Estudos em desenvolvimento e perspectivas de utilização

As CÉLULAS-TRONCO do sangue de cordão umbilical são utilizadas para todas as doenças nas quais as CÉLULAS-TRONCO da medula óssea tem aplicação terapêutica (ANVISA Portaria MS nº. 2.600, de 21 de outubro de 2009.)

 

Uso Autólogo (aplicação das células-tronco no mesmo indivíduo do qual ela foi coletada)

  • Linfomas

  • Tumores sólidos (neuroblastoma, retinoblastoma)

  • Mieloma Múltiplo

  • Leucemia Mielóide Aguda*

  • Leucemias Agudas*

* Atualmente não há indicação rotineira do uso das CÉLULAS-TRONCO do Sangue de Cordão Umbilical autólogo nas Leucemias Agudas, entretanto sua utilização foi 
descrita pela primeira vez, com sucesso, em 2007 (Hayani, A. et .al. First Report of Autologous Cord Blood Transplantation in the Treatment of a Child With Leukemia. PEDIATRICS Volume 119, Number 1, January 2007).

Uma das principais vantagens de se ter armazenado o sangue do cordão umbilical em banco privado é a imediata disponibilidade no caso de necessidade, o que diminui sensivelmente os casos de morbidade e mortalidade na espera.

O Brasil conta hoje com 18 unidades de Bancos Privados que armazenam cerca de 46.813 mil unidades de amostras contra 12 unidades Públicas que contam com 15.345 amostras, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A aplicabilidade atual das células-tronco do cordão umbilical vai muito além do tratamento das leucemias, englobando um leque de aproximadamente 80 doenças, entre elas, a doença de Hodgkin, os mielomas múltiplos, as hemoglobinopatias, as doenças metabólicas hereditárias, o linfoma não Hodgkin, patologias relacionadas a imunodeficiência, além de, é claro, servirem como “substituição” de uma medula doente.

 

Hoje podemos falar em números extremamente importantes:

  • Foram realizados mais de 30.000 transplantes de sangue de cordão umbilical em todo mundo(1).

  • Os 4 principais bancos europeus têm armazenados aproximadamente 475.000 unidades de sangue de cordão(2)

  • Somente um banco dos Estados Unidos possui mais de 300.000 unidades de sangue de cordão armazenadas e mais de 260 já foram liberadas para transplantes e pesquisas(3).

  • 22% de todos os transplantes realizados são do sangue de cordão umbilical(4).

  • Transplantes de células-tronco do sangue do cordão umbilical correspondem a cerca de 50% de todos os transplantespediátricos(4).

  • Especialistas estimam que nos dias de hoje a probabilidade de que um indivíduo vir apresentar uma condição médica que pode vir a ser tratada com células-tronco ao longo de sua vida é de 1 em 217(5).

 

Estudos em desenvolvimento e perspectivas de utilização

A presença de CÉLULAS-TRONCO no sangue de cordão umbilical capazes de se diferenciar em outros tecidos não hematopoéticos, expandiu a potencialidade de uso dessas células para a Medicina Regenerativa, auxiliando na resolução de problemas para os quais a medicina tradicional ainda não tem solução.

O Sangue de Cordão é uma fonte segura e rica de CÉLULAS-TRONCO jovens, seu potencial terapêutico é investigado por milhares

de pesquisas em todo o mundo.

A comunidade médica e científica internacional mostra que tal material tem um imenso potencial de ser de grande valia na medicina regenerativa, acreditando no progresso da ciência e na premissa básica que define as CÉLULAS-TRONCO: sua capacidade inata de gerar ou regenerar tecidos e órgãos do corpo humano.

A seguir, de forma sintética, algumas pesquisas clínicas avançadas com o uso do sangue de cordão umbilical autólogo que já apresentaram resultados e que possivelmente deverão fazer parte de procedimentos médicos correntes.

(1) http://www.viacord.com/references/index.aspx.(2) National Marrow Donor Program®. Trends in allogeneic transplants: Figure 5, NMDP Transplants in Pediatric Patients by CellSource (bone marrow, peripheral blood stem cells or cord blood), 1988-2010.http://www.marrow.org/PHYSICIAN/URD_Search_and_Tx/Number_of_Allogeneic_Tx_Perfor/index.html. Accessed September 14, 2011. (3) published in biology of blood and marrow transplantation. 2008: 14(3) 316-222.(4) National Cord Blood Program - National Marrow Donor Program - Impact of Bone Marrow Transplantation on Type 1 diabets. World Journal of Surgery. Vol 25 Nº4 April 2001. - http://www.clinicaltrials.gov/ct2/results?intr=%22autologous+cord+blood%22http://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01147653?term=Pediatric+Cerebral+Palsy&rank=2. (5) http://parentsguidecordblood.org/findabank.php.(6)http://parentsguidecordblood.org/,http://www.nih.gov/

Cellpreserve - Centro de Biotecnologia

Endereço: Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102 

Tel.: (21) 3431 3700  

(21) 99959-4043

(31) 99614-0355 | (27) 998963453
0800 282 3700 

contato@cellpreserve.com.br

NOVIDADE

Teste de Compatibilidade Familiar

CELLPRESERVE

A Cellpreserve possui certificado do Conselho Federal de Medicina, aprovação da Vigilância Sanitária e importantes certificações nacionais e registro internacional como: ISO 9001, ONA E FDA que conferem maior rigor técnico no tratamento das amostras dos clientes. Clique e confira!

CERTIFICAÇÕES: