top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Paciente se recupera de AVC com células-tronco



A StemCyte (banco americano de células-tronco) anunciou recentemente a recuperação de um paciente com um dos lados do corpo paralisado após um derrame. O paciente recebeu uma infusão de sangue do cordão umbilical e, em um ano, recuperou a função motora completa e imagens de seu cérebro mostram que o inchaço causado pelo derrame havia desaparecido. O caso foi publicado na revista científica CELL TRANSPLANTATION em dezembro passado. O AVC agudo é a segunda principal causa de morte e a terceira de incapacidade em todo o mundo. Mais de 15 milhões de pessoas sofrem um acidente vascular cerebral anualmente. Aproximadamente 30% - 35% desses pacientes morrem e quase 75% dos sobreviventes sofrem incapacidade permanente. No acidente vascular cerebral isquêmico, um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado. O melhor tratamento atual para o acidente vascular cerebral isquêmico é a infusão de agentes trombolíticos para quebrar os coágulos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. No entanto, essa intervenção é fortemente dependente do tempo: para cada minuto de atraso no tratamento, 2 milhões de células nervosas morrem no cérebro do paciente. Nos Estados Unidos, a janela de tempo ideal para a intervenção do AVC foi apelidada de “Hora de Ouro” após o início do AVC. O StemCyte registrou um ensaio clínico em cooperação com médicos do Hospital da Universidade Tzu Chi de Taiwan, projetado para testar a capacidade das infusões de sangue do cordão umbilical para ajudar pacientes com AVC. O objetivo dos pesquisadores é medir o impacto da infusão de sangue do cordão umbilical sozinha, sem nenhuma outra intervenção de acidente vascular cerebral no sistema do paciente. Em junho de 2019, um paciente do sexo masculino de 46 anos chegou ao hospital com um derrame que havia começado duas horas antes. Este paciente tinha um histórico de hipertensão arterial crônica e estava em diálise para doença renal em estágio terminal desde 2011. Os médicos perceberam que ele era um candidato para o estudo do sangue do cordão umbilical e imediatamente obtiveram uma imagem de ressonância magnética do cérebro. O paciente deu consentimento informado para participar do estudo, e uma solicitação foi enviada à StemCyte para encontrar uma unidade de sangue do cordão umbilical doada que fosse compatível com o paciente.

O sangue compatível veio de um bebê que nasceu em Taiwan em julho de 2002, 17 anos antes. O sangue do cordão foi processado com um método de depleção de plasma e tinha uma contagem total de células mononucleares de 263 milhões. No momento em que a unidade foi testada, transferida, descongelada e preparada para infusão, foi administrada ao paciente no oitavo dia após o derrame. As imagens abaixo mostram imagens de ressonância magnética do cérebro do paciente com acidente vascular cerebral que foram tomadas (A) 2 horas após o acidente vascular cerebral, (B) 1 dia após a transfusão de sangue do cordão umbilical, (C) 3 meses após a transfusão, e (D) 6 meses depois. As imagens mostram claramente que o edema (inchaço por excesso de líquido) no lobo direito do cérebro do paciente desapareceu dentro dos 6 meses.




O verdadeiro teste de quão bem uma terapia trata o AVC é quando um paciente recupera habilidades que foram prejudicadas. Neste caso, o paciente estava com paralisia no lado esquerdo do corpo (hemiplegia). O paciente começou a recuperar a mobilidade após a infusão de sangue do cordão umbilical e, no terceiro mês, já conseguia andar com assistência limitada. Ao final do período de observação, o paciente havia recuperado totalmente suas funções motoras e podia viver de forma independente. Enquanto a maioria dos pacientes com AVC fica com incapacidades permanentes, especialmente se não forem tratados dentro da Golden Hour após o AVC, esse paciente se recuperou totalmente após uma simples infusão de sangue do cordão umbilical no 8º dia após a complicação.


Isso pode abrir um novo cenário de esperança para pacientes com AVC em todo o mundo. Este caso também demonstra o valor potencial do armazenamento de células-tronco. Enquanto as doações de sangue do cordão umbilical têm sido promovidas há muito tempo como uma terapia que salva vidas para pacientes com câncer no sangue, elas podem ter uma aplicação ainda mais ampla como terapia para pacientes com derrame.

Ensaios clínicos em diferentes países estão atualmente testando o uso de células-tronco do sangue como terapia para acidente vascular cerebral. As células-tronco do cordão umbilical apresentam várias vantagens em relação aos produtos que devem ser fabricados a partir do sangue do paciente ou de doadores adultos. As amostras de sangue do cordão umbilical já estão armazenadas, excluindo a necessidade de buscar um doador, da coleta e o rastreio doenças. Além disso, os produtos do sangue do cordão umbilical são muito menos propensos a desencadear uma reação do que as células sanguíneas de doadores adultos. Há evidências de que o sangue do cordão umbilical criopreservado é significativamente mais rico do que o sangue adulto em proteínas anti-inflamatórias que permitem que as células se comuniquem e significativamente mais rico em fatores de crescimento celular. Matéria original e referências: https://parentsguidecordblood.org/en/news/stroke-patient-recovers-after-cord-blood-infusion-stemcyte

916 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page