O que é e para que serve a terapia gênica CAR-T Cell, a terapia genética contra o câncer
A terapia gênica, que consite em introduzir genes funcionais no interior de células através de técnicas de DNA recombinando, é mais uma ferramenta biotecnológica para tratar doenças de origem hematológica como Leucemia Linfoblástica Aguda, Linfoma Não Hodgkin e Mieloma Múltiplo.
O cineasta e produtor audiovisual Sebastião Dias Braga Neto, foi o primeiro brasileiro a realizar o tratamento Car-T Cell para tratar Leucemia Linfoide Aguda. O mesmo realizou o procedimento no James Cancer Hospital, em Columbus, Ohio (EUA), após ser inscrito no primeiro estudo clínico para Car-T Cell triplo no mundo. Neste ensaio o paciente recebe células modificadas que são capazes de reconhecer três marcadores cancerígenos, reduzindo o risco de recidiva.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro registro sanitário da terapia gênica (Car-T Cell) contra o câncer hematológico, técnica que já era aprovada pelo FDA desde 2017, sendo realizada em mais 380 centros de tratamento em todo o mundo. Em junho deste ano, foi lançado o programa que prevê a realização da técnica Car-T Cell através de estudos realizados pelo Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto, em parceria com equipes do Instituto Butantan e com a Faculdade de Medicina da USP.
A aprovação desta terapia trás mais uma possibilidade de tratamento para as pessoas afetadas por doenças hematológicas, que atualmente só possuem tratamento alogênico, além de reduzir o custo, já que anteriormente só era possível realizar a técnica fora do país, o que representa um avanço importante nos tratamentos que utilizam células hematopoiéticas.
Referências:
https://www.mytcelltherapies.com/hcp-resources/
Comments