top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Gravidez e pets: como se preparar com seu animalzinho?

Atualizado: 1 de jul. de 2021


Quando um casal que já possui um filho de quatro patas descobre que estão grávidos, pode surgir uma certa apreensão, afinal, muitas mudanças ocorrem durante a gestação, e mais outras após o nascimento do bebê. Afinal, é preciso abrir mão da presença do amigo peludo quando se tem um bebê a caminho?

Um acontecimento - infelizmente muito comum ainda nos dias de hoje - é o abandono de cães e gatos quando chega um bebê na família, justamente por essa apreensão ficar muitas vezes desamparada, e além de gerar tristeza pro animal, você pode estar causando grande sofrimento para si mesma com o ato. Por isso, esse texto é pra tranquilizar você, mamãe, e mostrar que não só você não precisa abrir mão do seu pet, como ele pode fazer muito bem e ser um aliado durante a gravidez!

Coração de mãe sempre cabe mais um!

Lembre-se que seu animalzinho, como parte da família, não deve ser deixado de lado nos momentos de lazer enquanto se está grávida. Aliás, cachorros que não costumam puxar a coleira durante passeios externos podem ser ótimos companheiros para caminhadas para as futuras mamães! Introduzir ele em atividades garante que ele não se sinta abandonado e seja reativo ao bebê quando você voltar da maternidade.

Além do benefício nos exercícios físicos, o carinho e a parceria de um pet desperta um bom humor inegável no nosso dia a dia, e isso pode tornar os dias mais desconfortáveis da gestação muito mais leves, trazendo benefícios emocionais!

Introduzindo o bebê e o seu pet

Você sabia que seu animal de estimação percebe variações hormonais pelo cheiro? O olfato deles é muito apurado e por isso eles com certeza sabem que algo está acontecendo no seu corpo, e muitas vezes eles mudam o comportamento perto da gestante, e com o crescimento da barriga, podem ser mais cuidadosos ao se aproximar.

Em outras palavras, o vínculo afetivo que vocês sempre tiveram pode ficar ainda mais forte por conta do seu bebê, olha que bacana!

E as apresentações com o bebê não precisam acontecer somente quando ele chegar em casa com você! Veja abaixo uma lista de coisas que você pode fazer para introduzir o seu pet no mundo do seu filho antes mesmo dele nascer:

  • Sons de bebê chorando

Usar sons via YouTube podem ajudar o pet a se habituar com esses barulhos, e também - e mais importante ainda - evitar agitações no futuro, tanto para ele quanto para o bebê.

  • Brinque com seu pet como uma criança brinca com animais

Pegadas sem jeito, brincando com as orelhas… Crianças costumam ser mais intensas quando exploram o mundo com as mãos, dessa forma você prepara seu animalzinho para os ataques de fofura que estão por vir.


  • Não deixe de dar atenção para o seu animal de estimação

Isso pode ajudar muito a evitar ciúmes no futuro, então sempre que retornar de uma ida ao médico ou de um compromisso na rua, tire um tempinho para fazer carinho e deixar seu bichinho se sentir seguro e amado!

Chegou o grande dia, o que eu faço?

Lembre-se de que seu animal sente quando você está apreensiva ou receosa, então procure estar relaxada para o encontro dele e do seu bebê! Sugere-se que você apresente primeiro o cheiro do bebê (pode ser com a mantinha da maternidade, por exemplo), assim ele se acostuma com a nova presença na casa.

Agora, mamãe, você está preparada para ter mais um integrante na equipe de preparação para a chegada do bebê, e tenha certeza que ele irá amar seu filho tanto quanto você!


22 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page