Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

  • Equipe Cellpreserve

Caso Henrique

O Henrique é uma criança alegre, divertida e gosta de super heróis, algo normal para sua idade. Ele também gosta de ver televisão, em especial a Patrulha Pata. De repente o menino viu sua vida mudar de uma hora para outra.


Henrique foi diagnosticado com anemia aplástica, e foi internado no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. Algum tempo depois, o Henrique foi transferido para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO), onde realizou a quimioterapia, previamente ao transplante.


Um fato interessante, é que o sangue do cordão umbilical do Henrique, utilizada no tratamento da anemia aplástica grave, foi a 10ª amostra libertada para transplante pela Crioestaminal para o tratamento de uma criança portuguesa.


No dia 5 de abril de 2019,o transplante foi realizado na Unidade de Transplante de Medula do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO).


Após a infusão das células estaminais do sangue do cordão umbilical, Henrique teve uma rápida recuperação das contagens de glóbulos brancos e de outros parâmetros da recuperação hematológica. Após um mês, Henrique recebeu alta hospitalar, e vem apresentando melhora contínua desde então.


A equipa médica ficou muito satisfeita com o sucesso do procedimento do menino. Armazenar células-tronco fez toda a diferença na vida dessa família.



Fontes: http://parentsguidecordblood.org/pt/news/henrique-salvo-com-o-seu-sangue-do-cordao-umbilical


26 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez