top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Exame preventivo pode identificar mais de um tipo de câncer




Hoje, dia 8 de Abril, é celebrado o dia internacional da luta contra o câncer. No Brasil, são mais de 600 mil novos casos por ano, sendo aproximadamente 30% desse número referente ao câncer de mama nas mulheres e, nos homens, câncer de próstata. Uma informação positiva que passa despercebida por muitos é que, sim, existem formas de rastrear esses cânceres e preveni-los.


E o que esse exame rastreia? Os anti-oncogenes BRCA1 e BRCA2. Esses dois genes são moléculas responsáveis por reparar danos no DNA, nos protegendo do surgimento de tumores, logo, de possíveis cânceres.


Todos nós possuímos essas moléculas? A resposta é: sim, possuímos. O câncer surge a partir de um conjunto de fatores, e uma das possibilidades é que essas moléculas tenham sofrido mutações. Isso significa que, quando danificadas, as chances de desenvolver algum câncer crescem de 40% a 75%. Em casos de mutação hereditária, a chance de um dos filhos obter a mesma variação genética dos pais é de 50%.


Famílias com longos históricos de câncer de mama ou ovário nas mulheres geralmente apresentam essa mutação hereditária. Um caso famoso é o da Angelina Jolie, quando sua mãe faleceu de câncer de mama, a atriz realizou o rastreio e descobriu chances altas de desenvolver a doença, dando a ela a oportunidade de se prevenir.



Embora relacionados fortemente ao câncer de ovário e de mama, as mutações atingem os dois sexos, aumentando a predisposição do surgimento dos cânceres de próstata e de pâncreas. Ou seja, tanto mulheres quanto homens devem estar atentos e buscando atendimento médico para prevenção.


O que pode ser feito?


Hoje é possível realizar o rastreio dessas mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 - sendo este exame de caráter preventivo ou ainda, para confirmar um diagnóstico e auxiliar em opções de tratamento para o paciente. Quando o diagnóstico é realizado de forma precoce, as chances de sucesso no tratamento são animadoras para os pacientes.


No caso das mulheres com o câncer de mama e de ovário, é interessante que esses exames comecem a ser realizados a partir dos 25 anos de idade.


O painel de rastreio do BRCA é um exame simples, feito a partir de uma amostra de sangue do paciente. Se você tem interesse, pode clicar aqui, dividir conosco o seu caso e receber as instruções de nossos especialistas.


É importante lembrar que nem toda pessoa que possui câncer terá a mutação genética, mas a maioria das pessoas com esta mutação terá um episódio de câncer ao longo da vida.


18 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page