Como estimular os sentidos do bebê
Todo recém-nascido já nasce com todos os cinco sentidos, maseles precisam ser estimulados diariamente para que se desenvolvam.Entender melhor sobre os sentidos é importante para que seofereçam estímulos mais adequados de acordo com a idade e capacidade de entendimento da criança. Veja algumas dicas:
Tato
O tato já começa a ser desenvolvido dentro do útero por conta do contato com o líquido amniótico envolvendo o feto. Após o nascimento, é importante manter uma relação de carinho pele com pele com o bebê, ninando, dando colo, fazendo carinho. Com o crescimento dele, pode-se introduzir novas texturas para descobertas sensoriais diferentes. O tato é o principal sentido para experienciar e descobrir o mundo do recém-nascido, sendo também importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.
Audição
Ainda dentro do útero, no terceiro mês de gestação, o bebê já é capaz de ouvir sons como vozes e outros sons do corpo da mãe e do ambiente externo. Conversar com a criança no útero, contar histórias e tocar música são formas de estimular a audição, tornando-os capazes até mesmo de preferir certos sons após seu nascimento. Também é importante permitir ao bebê momentos de silêncio para que ele possa relaxar e não ficar confuso por muito estímulos. Paladar
Também no terceiro mês de gestação, o bebê é capaz de distinguir alguns sabores através do líquido amniótico. Após o nascimento, sua percepção de sabores começa no leite materno e segue até o início de uma dieta. Para estimular, o melhor é oferecer variados tipos de alimento, tanto em textura quanto sabor. Olfato
Em torno do sexto mês de gestação, o feto já consegue sentir alguns cheiros que permeiam a placenta, ainda que na barriga da mãe. Após nascer, é capaz de distinguir o cheiro de seus pais e comumente relaciona o cheiro da mãe com o leite que ela produz. O ideal é não utilizar colônias ou perfumes fortes perto da criança até estar mais velha, pois seu sentido olfativo é muito sensível nos primeiros anos de vida.
Visão
Esse é o último sentido a se desenvolver no bebê. Dentro do útero, o feto é capaz apenas de perceber luz, e mesmo após nascer, leva alguns meses até conseguir compreender cores e profundidade de imagem como adultos enxergam, essa capacidade se aprimora dos 6 aos 12 meses de idade. Para estimular a visão da criança, o ideal é utilizar brinquedos e imagens com cores bem contrastadas e vibrantes. Essas são algumas dicas para trabalhar as sensações e percepções dos pequenos, ajudando eles a se desenvolverem e crescerem saudáveis e com repertórios recheados de conhecimento. Mas lembre-se: nada substitui acompanhamento e aconselhamento médico!
Fontes:
Comments