site células-tronco
Publicado por Carlos Sampaio | em 21 de Janeiro de 2020

Entenda a Trombose 

Apesar dos casos frequentes de trombose, os fatores de risco não são totalmente conhecidos, principalmente em indivíduos jovens. Mas já se sabe que fatores genéticos associados a fatores externos aumentam as chances da doença aparecer

O que é Trombose?
A trombose é uma alteração vascular causada pela formação de um coágulo (trombo) dentro de uma veia ou artéria, impedindo ou interrompendo a circulação sanguínea em determinada parte do corpo. Nos casos mais graves, esses trombos podem atingir os pulmões, bloqueando a oxigenação do sangue, causando a embolia pulmonar.

Quais as causas?
Apesar da frequência elevada de pessoas com trombose, os fatores de risco não são totalmente conhecidos principalmente em indivíduos jovens. Em mulheres, a utilização de pílulas anticoncepcionais e tratamentos para reposição hormonal podem desencadear um quadro de tromboembolismo em mulheres sadias. Vale ressaltar que homens também podem sofrer com a trombose, e outros fatores ambientais já foram identificados, tais como cirurgias ou ferimentos graves, tabagismo, doenças como o câncer e a obesidade também aumentam a probabilidade da doença se manifestar. A predisposição genética, identificada apenas por exames específicos, associada com os fatores externos aumentam a probabilidade de aparecimento da doença.  

 

Trombose tem cura?
Os primeiros sintomas da trambose geralmente são dores, inchaços, queimação na região afetada e edema. E sim, a trombose tem cura. Entre os principais tratamentos para trombose estão repouso, administração de anticoagulantes e em alguns casos mais graves a intervenção cirúrgica. Informar seu médico sobre casos de trombose na família e manter hábitos saudáveis é a melhor maneira de evitar a trombose.

Conheça o Genotrombo, exame que detecta a pré-disposição genética ao desenvolvimento de Trombose

Referências:  

1- LIMA, J.; BORGES, A. Rastreio de Trombofilias. Boletim da SPHM, Vol. 27 (4) Outubro, Novembro, Dezembro 2012. 

2 - RAMOS, C. P. S, et al. Freqüência do fator V Leiden em indivíduos sob investigação de trombofilia, Recife, Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Recife, 28(2):131-134, 2006.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

(21) ​21020204  |  (21) 21020205
 

 

Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102