Respiração e relaxamento no trabalho de parto

May 16, 2017

 
Por que aprender a respirar?

Adotar uma respiração bem ritmada no trabalho de parto ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio disponível para você e para o bebê. 
Com a tensão e as contrações, sua respiração pode ficar superficial e rápida. É uma reação normal, mas o corpo não aguenta muito tempo nesse estado sem chegar à exaustão. 
Quando você está em trabalho de parto, seu objetivo é poupar o máximo de energia possível, e dar ao bebê bastante oxigênio, afinal ele também está sob o estresse de nascer. Antigamente havia aquela história de respirar como cachorrinho: você vai ver que não é bem assim. 

 

A respiração no trabalho de parto

Quando você estiver em trabalho de parto, o essencial é manter o ritmo da respiração. Experimente fechar os olhos, agora mesmo, e repare como você respira de forma ritmada. Primeiro inspira, depois há uma pequena pausa e então solta o ar. Não é? 
Durante o trabalho de parto, procure não deixar que a inspiração seja mais curta que a expiração. Soltar bem o ar é importante, portanto foque-se nisso. 
É inevitável, porém, que no meio de uma contração forte a respiração fique mais superficial, mais parecida com a tal do cachorrinho. Não há problema nisso, desde que ela não fique rápida demais, a ponto de você começar a se sentir mal, com formigamentos e tontura.

 

 

Técnicas simples de respiração para o parto
Tente se concentrar na respiração, principalmente no ato de expirar. Ao soltar o ar, jogue para fora junto com ele toda a tensão do seu corpo. A inspiração acontece sozinha -- pense mais na expiração e no alívio da tensão

Você pode experimentar contar. Quando inspirar, conte devagar até três ou quatro (ou o número que for mais confortável para você) e, quando soltar o ar, conte de novo até o mesmo número. Talvez você perceba que é mais confortável inspirar contando 1, 2, 3 e expirar contando 1, 2, 3, 4.

Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca. Deixe a boca relaxada ao expirar. Algumas mulheres acham que ajuda fazer algum tipo de som ao soltar o ar. Não tenha vergonha de fazer isso. Entre as contrações, tome golinhos bem pequenos de água para a boca não ficar muito seca.

Conte com a ajuda de seu companheiro. Concentre-se na respiração dele (ou de quem estiver acompanhando você no parto), olhando-o no olho. Ele pode segurar suas mãos ou colocar as mãos sobre seus ombros. Respirar juntos pode ser gratificante para vocês dois. Vocês podem treinar durante a gravidez.


https://brasil.babycenter.com/a700463/t%C3%A9cnicas-de-respira%C3%A7%C3%A3o-para-o-trabalho-de-parto

 


     

    Please reload

    Posts Em Destaque

    I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

    Please reload

    Posts Recentes
    Please reload

    Arquivo
    Please reload

    Siga
    • Facebook Basic Square
    • Twitter Basic Square
    • Google+ Basic Square

    Cellpreserve - Centro de Biotecnologia

    Endereço: Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102 

    Tel.: (21) 3431 3700  

    (21) 99959-4043

    (31) 99614-0355 | (27) 998963453
    0800 282 3700 

    contato@cellpreserve.com.br

    NOVIDADE

    Teste de Compatibilidade Familiar

    CELLPRESERVE

    A Cellpreserve possui certificado do Conselho Federal de Medicina, aprovação da Vigilância Sanitária e importantes certificações nacionais e registro internacional como: ISO 9001, ONA E FDA que conferem maior rigor técnico no tratamento das amostras dos clientes. Clique e confira!

    CERTIFICAÇÕES: