Como combater a obesidade infantil

July 5, 2017

A obesidade está relacionada a uma série de fatores, entre eles, os fatores externos. Casais que não tem uma alimentação regrada ou não preservam hábitos saudáveis têm grandes possibilidades de terem filhos obesos, isso porque a rotina alimentar passa dos pais para os filhos.

Mais de 2 bilhões de adultos e crianças, o que corresponde a 30% da população mundial, sofrem de problemas de saúde relacionados ao excesso de peso. Os dados são do estudo Fardo Global das Doenças (GBD, na sigla em inglês), o maior já realizado sobre o tema, publicado recentemente no periódico científico New England Journal of Medicine. Segundo os especialistas, o problema é uma crescente e perturbadora “crise de saúde pública global”.

Desde 1980, o número de pessoas obesas dobrou em mais de 70 países e tem crescido cada vez mais na maioria dos outros. Em muitos países, a taxa de crianças obesas foi maior que a dos adultos.

Entre os 20 países mais populosos, o maior em nível de obesidade entre crianças e jovens foi os Estados Unidos, com quase 13%. Já o líder em obesidade entre adultos foi o Egito, com cerca de 35%.

A obesidade é a principal causadora ou o agravante para muitas doenças como hipertensão, colesterol alto, problemas articulares, diabetes, entre outras. Nas crianças, ainda há as questões psicológicas como bullying, que poderá afetar toda a vida da criança.

Para combater a obesidade, os pais podem mudar alguns hábitos de seus filhos, como:

 

1 - Estimular a prática de atividades físicas

Trocar o passeio no shopping por uma ida ao parque já ajuda (e muito) a inserir a atividade física na rotina do filho.

 

2 - Diminuir o tempo de TV e vídeo game

A TV e o vídeo game são recursos utilizados pelos pais para distrair o filho. Em excesso, essas atividades também ocupam o tempo do esporte na rotina da criança.

 

3 - Oferecer alimentos saudáveis (para a família inteira)

Refrigerantes, sucos açucarados e junk food são alguns alimentos quase sempre presentes no cardápio das crianças obesas. Aos poucos, esses produtos devem ser substituídos por verduras, legumes e frutas. Existem maneiras de inserir alimentos saudáveis na dieta sem a criança reclamar. 

 

4 - Servir de exemplo para a criança

Uma criança inserida em um contexto familiar de prática de esportes, alimentação saudável e outros bons hábitos terá facilidade para se adaptar a esse modo de vida e manter distância da obesidade.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cellpreserve - Centro de Biotecnologia

Endereço: Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102 

Tel.: (21) 3431 3700  

(21) 99959-4043

(31) 99614-0355 | (27) 998963453
0800 282 3700 

contato@cellpreserve.com.br

NOVIDADE

Teste de Compatibilidade Familiar

CELLPRESERVE

A Cellpreserve possui certificado do Conselho Federal de Medicina, aprovação da Vigilância Sanitária e importantes certificações nacionais e registro internacional como: ISO 9001, ONA E FDA que conferem maior rigor técnico no tratamento das amostras dos clientes. Clique e confira!

CERTIFICAÇÕES: