Trombofilia na gestação: Saiba o que é e como diagnosticar

November 30, 2017

A trombofilia se caracteriza por alterações – hereditárias ou adquiridas – que fazem o sangue ficar em permanente estado de hipercoagulabilidade. Com essa “solidificação” sanguínea, aumentam os riscos de trombose, levando ao entupimento de artérias e veias.

A anomalia pode trazer complicações a qualquer pessoa. Na gestação, porém, as chances se multiplicam.  “As gestantes, por já estarem submetidas a um estado de hipercoagulabilidade típico da gravidez, têm a ameaça de fenômenos trombóticos elevados em muitas vezes”, esclarece o ginecologista e obstetra Morvan Eluf.

A rapidez no diagnóstico faz toda a diferença – quanto mais cedo a descoberta, mais cedo o tratamento. O especialista explica que ele é feito à base de anticoagulantes prescritos conforme a necessidade do paciente. No caso das futuras mães, deve ser feito de modo injetável (jamais oral) e respeitado com rigor.

Se, por acaso, os cuidados forem prorrogados ou ignorados, ocorre o risco de os coágulos obstruírem os vasos sanguíneos, causando o entupimento das veias dos pulmões, coração e cérebro materno, além de bloquear a circulação na placenta.

Para detectar se há algum tipo de trombofilia, o médico deve pedir uma complexa investigação laboratorial, que é feita por meio de uma série de exames de sangue. O exame Genotrombo, por exemplo, permite a detecção de 4 mutações no genoma humano que presdipõe à trombose venosa profunda. Entre os fatores genéticos, as mutações nos genes do Fator V e da Protrombina são duas causas que prevalecem para a trombose hereditária.

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cellpreserve - Centro de Biotecnologia

Endereço: Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102 

Tel.: (21) 3431 3700  

(21) 99959-4043

(31) 99614-0355 | (27) 998963453
0800 282 3700 

contato@cellpreserve.com.br

Financeiro: (21) 2102-0220

NOVIDADE

Teste de Compatibilidade Familiar

CELLPRESERVE

A Cellpreserve possui certificado do Conselho Federal de Medicina, aprovação da Vigilância Sanitária e importantes certificações nacionais e registro internacional como: ISO 9001, ONA E FDA que conferem maior rigor técnico no tratamento das amostras dos clientes. Clique e confira!

CERTIFICAÇÕES: