Cuidados essenciais com o bebê recém-nascido

May 28, 2019

 

O bebê nasceu, e agora?

O ideal é consultar o pediatra o mais cedo possível, mas separamos dicas de especialistas sobre como cuidar do bebê em seus primeiros 28 dias de vida. Além do conhecido teste do pezinho, deve-se fazer também os testes do olhinho, coraçãozinho e linguinha, para checar se há doenças congênitas, síndromes ou alguma outra ameaça. Eles também são vacinados, ainda no hospital, contra a hepatite B e tomam a BCG, que protege da tuberculose.

 

E quanto a amamentação?

É importante estimular o contato pele a pele pois, mesmo que o bebê não sugue de início, esse contato torna mais fácil a amamentação.

 

Visitas ao recém-nascido

Visitas no primeiro mês de vida não são muito aconselhadas, e o ideal é certificar-se de que a pessoa esteja saudável e de que sejam visitas curtas. Além disso, todos têm que lavar as mãos imediatamente antes de tocar no bebê, inclusive os pais.

 

Troca de fralda

Quanto à fralda, não é preciso trocar toda vez que o recém-nascido faz xixi, mas a mesma deve ser trocada cerca de oito vezes ao dia. Na hora de fazer a troca, evite lenços umedecidos, que contém químicos que podem irritar a pele do bebê. Prefira algodão e água morna. Além disso, geralmente, o resquício do cordão umbilical cai até o 15º dia de vida e, até lá, é preciso higienizar bem a base dele, mais próxima da pele, com álcool 70%, a cada troca de fraldas.

 

Dando banho no recém-nascido

O nascimento de um filho emociona, mas também preocupa. Quanto ao banho, a água da banheira deve estar em 36 graus, quentinha mas confortável. Os especialistas recomendam que bem no início o corpo do bebê seja enrolado numa toalha para a cabeça ser lavada primeiro. Depois, seque a cabeça e, então, lave o corpo, gentilmente.

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square