As verdades sobre a gravidez que ninguém conta

May 28, 2019

 

Nas telas do cinema e da TV, as grávidas estão sempre em estado sublime, belas e felizes. Já na vida real, não é bem assim. Na verdade, a gravidez é muito mais punk: uma revolução de hormônios em que o corpo se deforma, a coluna dói, as pernas incham, o estômago se revira, a barriga coça e, a certa altura, até respirar fica mais difícil. No primeiro mês, a maioria das gestantes ainda não sabe que está grávida.

 

Usando a internet como meio de desabafar

Para algumas mulheres, como a australiana Mel Cooper, autora do blog Cooper and Kids, a experiência da gestação não é das melhores. Veja o desabafo que ela escreveu na internet. O texto tem sido compartilhado por várias mães:

"Deixe-me começar falando que sei que é uma benção absoluta o fato de eu ser capaz de engravidar e, em nenhum momento, menosprezo isso. No entanto, eu quero contar a vocês a verdade sobre a minha gravidez. Algumas pessoas se sentem fantásticas quando estão grávidas. Elas não têm sintomas e simplesmente passam por isso, amando a vida e sendo incríveis. Infelizmente, isso não acontece comigo... Não mesmo! Durante a minha vida inteira eu quis ficar grávida! Sempre amei o visual das grávidas. Mas, por alguma razão, eu simplesmente não gosto de como EU fico. Além de me sentir enorme, tem os outros mil sintomas chatos da gestação que tornam tão difícil para mim apreciar a beleza disso. Eu queria amar ficar grávida. Mas não amo. Seja o enjoo matinal, os vômitos e as náuseas constantes ou o refluxo sem fim. O calor e a dor pélvica, que faz eu sentir que minha vagina está machucada. Meus seios ficam enormes e tão sensíveis, que meus mamilos doem quando a água do chuveiro encosta neles. As noites de insônia, apenas deitada ali, de olhos abertos, a exaustão constante, mesmo quando você consegue dormir bem você ainda acorda se sentindo cansada.”

 

Mulheres que já são mães costumam contar apenas as partes boas sobre a gestação, esquecendo de contar para as grávidas de primeira viagem sobre as partes mais difíceis, quando saber de tais dificuldades poderia deixá-las mais preparadas para a intensa luta dos próximos nove meses. A gestação é um período cercado de idealizações e romantização. Mas, para muitas mulheres, esperar um bebê é muito diferente da imagem socialmente difundida nas publicidades. E os medos, receios e inseguranças podem assumir um tamanho ainda maior quando chegam, justamente por serem inesperados. Afinal, quais são as grandes verdades sobre ser mãe que ninguém te conta, e nem aparecem nas propagandas de fralda? Além dos problemas já citados acima, Luanda Barros, do blog No drama mom, é mãe de três filhos, esperando o quarto, e fez um post sobre essa espécie de face oculta da gestação, que só entende quem vivencia.

 

À medida que a barriga cresce, o simples ato de dormir se transforma em algo dificílimo. Virar de um lado para o outro é quase uma tortura. Além disso, a variação de hormônios é algo enlouquecedor, e nos coloca numa montanha russa, ou em um estado próximo da bipolaridade. Tudo é grande e intenso, e a única solução é respirar corretamente. A verdade é que cada gravidez é de um jeito, e é preciso respeitar a gravidez alheia, acolher cada sentimento e tentar encontrar momentos de paz, para que a cabeça não pire e o coração resp

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square