Alimentação saudável na gestação

July 10, 2017

Uma das primeiras providências das mulheres após a descoberta ou confirmação da gravidez costuma ser melhorar o cardápio em benefício da criança. De acordo com uma pesquisa feita, 64% das gestantes entrevistadas dizem ter tornado as refeições mais saudáveis e 6% começaram a comer menos para controlar o peso – lembrando sempre que mães que consomem muita gordura durante a gestação tendem a ter filhos com um padrão metabólico de acúmulo de calorias, sendo mais predispostos a doenças como obesidade e diabetes, conforme atesta um estudo conduzido pela Universidade de Yale (EUA).

Em geral, as brasileiras costumam controlar bem o peso. Para a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), a gestante pode engordar de 11 a 15 quilos. Peso recomendado para uma mulher que tinha peso adequado antes da gestação. Isso evita complicações como hipertensão e diabetes gestacional, que são nocivas não só à mãe como ao bebê. Entretanto, para 21% das grávidas, o ganho foi de 16 quilos ou mais.

Além de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, a nutricionista Patrícia Cruz, da Abeso, aconselha a diminuir a quantidade de cafeína para 50 ml por dia e evitar ainda produtos ricos em sódio (que elevam a pressão arterial), carnes e peixes crus, que podem estar contaminados e provocar doenças que afetam o bebê, como a toxoplasmose. “Para ajudar no controle do peso, é importante se alimentar a cada três horas e evitar tomar líquidos durante as refeições. Por conta dos hormônios da gestação, o intestino tende a ficar mais lento: vale comer frutas secas, laranja e mamão para que funcione melhor”, explica. O cálcio também merece destaque – como o bebê dispõe das reservas desse nutriente, é importante que a gestante reponha com, pelo menos, dois copos de leite ou de iogurte por dia, de preferência um de manhã e outro de noite.
A gestante também pode necessitar de complementos vitamínicos enquanto espera o bebê. Atualmente, no mercado, há diversas fórmulas completas, que devem ser receitadas pelo obstetra.

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cellpreserve - Centro de Biotecnologia

Endereço: Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102 

Tel.: (21) 3431 3700  

(21) 99959-4043

(31) 99614-0355 | (27) 998963453
0800 282 3700 

contato@cellpreserve.com.br

NOVIDADE

Teste de Compatibilidade Familiar

CELLPRESERVE

A Cellpreserve possui certificado do Conselho Federal de Medicina, aprovação da Vigilância Sanitária e importantes certificações nacionais e registro internacional como: ISO 9001, ONA E FDA que conferem maior rigor técnico no tratamento das amostras dos clientes. Clique e confira!

CERTIFICAÇÕES: