Alimentação para uma gravidez mais saudável

May 28, 2019

Na gravidez, a alimentação deve ser rica em ferro para evitar anemia, e rica em ácido fólico para garantir uma boa formação do sistema nervoso do bebê. Mas, acima de tudo, deve ser rica em frutas e verduras de origem orgânica evitando, de preferência, alimentos muito gordurosos como preparações fritas, ou alimentos muito doces e industrializados. Porém, se a gestante tem diabetes, sobrepeso, baixo peso, hipertensão ou outro problema de saúde, é indispensável o acompanhamento médico e nutricional.

Além disso, a alimentação deve ser rica em cereais integrais, legumes, leite e derivados, leguminosas, peixe e carne magra, dando preferência a preparações culinárias como cozidos e grelhados. A alimentação na gestação deve incluir o consumo de peixe, pelo menos, duas vezes por semana, evitando aqueles que podem ter maior quantidade de mercúrio. Afinal, o mercúrio passa pela placenta, podendo prejudicar o desenvolvimento neurológico do bebê. Alguns outros alimentos também são proibidos na gravidez, como: bebidas alcoólicas, adoçantes artificiais (que se encontram com frequência em produtos diet ou light), café e bebidas estimulantes (como coca-cola, chá preto ou verde), além de peixe cru e carne mal passada. O café pode até ser permitido, mas em pequenas quantidades. É importante beber água filtrada ou fervida, e lavar muito bem todos os alimentos que se comem crus. O consumo calórico diário recomendado para essa fase gira em torno de 1600 calorias, distribuídas em seis refeições, feitas a cada três horas, em média.

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