Como entreter as crianças em uma viagem de carro longa

February 23, 2017

 

As longas viagens de carro com crianças podem deixar de ser um problema se tiver alguns truques na manga para manter a pequenada ocupada e divertida. Desta forma, com várias atividades planejadas, você poderá evitar o aborrecimento dos miúdos ou aquela famosa pergunta que é feita de 5 em 5 minutos: “já chegamos?”.

 

Concurso de karaokê com as músicas favoritas da pequenada

 

Aproveite o início da viagem para ouvir as músicas preferidas das crianças: podem até fazer um concurso de karaokê e ver quem canta melhor. O jogo se torna ainda mais divertido se os adultos também participarem. Se quiser ir mais longe, faça umas placas com pontos de 1 a 5, para tornar a brincadeira num verdadeiro concurso.

 

História coletiva

 

As crianças têm uma imaginação fértil que poderá ser aproveitada para criar uma história coletiva, elaborada com a contribuição de todos. Pode-se aproveitar uma paisagem para começar a história. Por exemplo: “Nesta estrada, há muitos anos atrás, numa noite de nevoeiro intenso...”… e todos vão acrescentando uma frase ou parte à história. Ainda mais divertido seria gravarem tudo para ouvirem mais tarde!

 

Saco das surpresas

 

Este jogo implica uma preparação prévia. Cada criança e, se quiserem cada adulto, deverá escolher dois ou três objetos e colocar num saco opaco, onde não seja possível ver o seu conteúdo. Uma das crianças escolhe um objeto e todos têm que adivinhar o que é, colocando perguntas que apenas podem ter como resposta “sim” ou não”. Por exemplo: “É um brinquedo?” ou “É comestível?”. Durante uma viagem de carro longa, vocês podem intercalar este jogo com os restantes, de forma a manter o interesse das crianças.

 

Desenhar para adivinhar

 

Numa pequeno quadro, caderno, ou se preferir, num tablete, desenhe ideias e/ou sentimentos que a pequenada terá de adivinhar e vice-versa. Vai ver como se tornará num jogo surpreendente, que acabará por envolver adultos e crianças.

Concurso “Palavras começadas pela primeira letra da placa de um carro”

Para exercitar o vocabulário das crianças, pode ser criado um jogo em que cada pessoa pensa em palavras começadas por uma das letras da placa de um carro. Ganha aquele que conseguir dizer mais palavras começadas por essa letra. Se quiser, pode aumentar o grau de dificuldade e restringir o vocabulário a “objetos”, “cidades” ou “países”, por exemplo. No caso das crianças mais velhas, elas podem inventar frases que utilizem essas palavras.

 

Jogo da adivinha

 

Proponha às crianças adivinhar quem são as pessoas que estão no carro que segue à frente. Homens? Mulheres? Um casal? Qual a idade dessas pessoas? De que cor terão o cabelo? Estarão tristes ou sorridentes? Se quiser ir mais longe, os pequenos podem tentar adivinhar em que direção vão, ou inventar uma história em torno dessas pessoas.

 

Boa viagem!

 

Fonte: http://pequenada.com/artigos/10-formas-entreter-criancas-viagem-carro-longa

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square