Bons motivos para incentivar o convívio entre crianças e animais

February 17, 2017

Animais domésticos podem fazer muito bem a saúde de bebês e crianças.  Quando uma criança está e contato com um cachorro ou gato, além dele estar estimulando seu sistema locomotor e sua afetividade, sua incidência de alergias também pode diminuir. De acordo com um estudo publicado na revista “Clinical &Experimental Allergy”, as crianças que convivem com animas desde o primeiro ano de sua vida tendem a possuir menos sensibilidade aos seus alérgenos.

 

De acordo com Renata Leivas, veterinária do Projeto Pelo Próximo, “outros estudos mostram que a convivência diária com animais constrói crianças mais calmas e que fazem amizades com maior facilidade. Já aquelas que não gostam de animais ou os maltratam apresentam mais chance de desenvolver problemas emocionais ou distúrbios de comportamento”.

 

A importância dos filhos ajudarem a cuidar dos animais

 

De acordo com a psicóloga Cristina Feijó, autora do livro “Mãe e Bebê: Uma relação Pré-Natal” é importante que as crianças recebam tarefas para auxiliar no cuidado com o animal, como, trocar a água ou lembrar os pais de levarem os mascotes para passear. Dessa forma, além de construir um sentimento de vínculo afetivo com o animal, a criança também irá adquirir responsabilidades e noções sobre a necessidade de seguir regras.

 

Os animais devem participar da recepção do bebê

 

É importante que o animal veja o bebê chegando à casa junto aos pais, desse modo, eles o verão como um membro da família.  No caso de pets que possuam o hábito de dormir em cima da cama ou no quarto, o ideal é retirar esse hábito do animal gradativamente, antes da vinda do bebê. No momento em que o bebê chegar, os pais devem permitir que os animais sintam o seu cheiro, para os mascotes o olfato é uma forma de conhecer o ambiente, as pessoas e outros animais.

 

Animais não são brinquedos

 

Para uma convivência saudável, imponha limites quanto às brincadeiras e mostre a seu filho que os animais, assim como nós, também possuem seus horários de dormir, comer, descansar e não gostam de brincadeiras demasiadamente. Lembre-se que brincadeiras que estressem o animal, podem acabar gerando arranhões e até mordidas.

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cellpreserve - Centro de Biotecnologia

Endereço: Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102 

Tel.: (21) 3431 3700  

(21) 99959-4043

(31) 99614-0355 | (27) 998963453
0800 282 3700 

contato@cellpreserve.com.br

NOVIDADE

Teste de Compatibilidade Familiar

CELLPRESERVE

A Cellpreserve possui certificado do Conselho Federal de Medicina, aprovação da Vigilância Sanitária e importantes certificações nacionais e registro internacional como: ISO 9001, ONA E FDA que conferem maior rigor técnico no tratamento das amostras dos clientes. Clique e confira!

CERTIFICAÇÕES: