Dicas para o seu filho ser mais independente

February 13, 2017

 

A maior parte dos pais sabe como é importante incentivar a independência de seus filhos, porém, muitas vezes surgem dúvidas quanto ao momento de se iniciar esse processo e de como fazê-lo. Este estímulo deve ser realizado de forma gradativa, e a melhor situação para exercitá-lo é nas atividades simples do cotidiano.

De acordo com a pedagoga, Tatiana Custódio, os hábitos de independência influenciam no desenvolvimento das crianças, exercitando sua coordenação motora, responsabilidade e organização.

 

Organizando objetos

 

Quando o bebê atinge um ano e meio, ele já é capaz de ajudar em pequenas tarefas, como colocar seus sapatinhos em um local indicado e permanecer sentado no cadeirão desenhando enquanto você prepara a sua refeição.

Com dois a três anos, as crianças já podem guardar seus brinquedos com você, além disso, esse é um ótimo exercício para se desenvolver o pensamento lógico, através da separação por critérios, como cores e tamanhos.

 

Escovando os dentes e tomando banho

 

Na hora do banho, você pode ensaboar uma esponja macia e dar seu filho, explicando a ele como utilizá-la. Lógico que em alguns momentos ele precisará de seu auxílio, mas o simples fato dele estar tomando banho sozinho é um grande avanço para sua independência no futuro.  

No momento de escovar os dentes, faça da mesma forma, primeiro você mostra e explica a ele como fazer e, se necessário, você pode auxiliá-lo.

 

Fazendo escolhas

 

Uma importante maneira de se exercitar a autoconfiança é demonstrando que você confia em seu filho e em sua capacidade de fazer escolhas. Mantenha sempre um bom diálogo e escute-o com atenção quando ele expressar seu ponto de vista. Pergunte a ele sobre o seu dia na escola, sobre o que ele mais gostou e o que não gostou.

 

Arrumando-se sozinho

 

Quando a criança se veste sozinha ela também estimula a organização de seu pensamento lógico e coordenação motora. Você pode ajudar seu filho nesses exercícios, comprando peças com velcro e elásticos, explique para ele que a etiqueta fica para trás e a costura para dentro.

 

Incentivando a solução de problemas

 

Muitas vezes em que vemos nossos filhos tendo dificuldade em alguma coisa, nosso primeiro instinto e ajudá-los a resolver a questão o quanto antes, porém, quando nossos filhos se deparam com dificuldades, é importante ensiná-los a ter paciência e perseverança. Toda aprendizagem envolve tentativas, erros e frustrações, mas é tão gratificante quando conquistamos o que lutamos muito para conseguir não é? Nossos filhos terão esse mesmo sentimento, mas para isso, precisamos estimular sua autonomia e a não desistir diante das dificuldades.

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cellpreserve - Centro de Biotecnologia

Endereço: Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102 

Tel.: (21) 3431 3700  

(21) 99959-4043

(31) 99614-0355 | (27) 998963453
0800 282 3700 

contato@cellpreserve.com.br

NOVIDADE

Teste de Compatibilidade Familiar

CELLPRESERVE

A Cellpreserve possui certificado do Conselho Federal de Medicina, aprovação da Vigilância Sanitária e importantes certificações nacionais e registro internacional como: ISO 9001, ONA E FDA que conferem maior rigor técnico no tratamento das amostras dos clientes. Clique e confira!

CERTIFICAÇÕES: