A gravidez é um episódio que requer cuidados, e a vacinação realizada de forma correta e orientada, tem por objetivo, proteger a gestante e o recém-nascido, isso porque a transmissão perinatal é de grande eficácia na disseminação de doenças que podem desencadear sequelas e até mesmo o óbito.  As vacinas  preparam o organismo para uma possível invasão de micro-organismos causadores de doenças, estabelecendo uma proteção artificial ativa.

No Brasil, contamos com o Programa Nacional de imunizações (PNI), que tem como missão de acordo com o Ministério da Saúde o controle, a erradicação e a eliminação de doenças imunopreveníveis, através do estabelecimento de um calendário Nacional de vacinação para a população. E seguindo a advertência do Ministério da Saúde, que para uma boa assistência pré-natal faz-se necessário a inserção da vacinação, o calendário nacional contempla os imunobiológicos que devem ser administradas durante o período gestacional.

De acordo com o Programa de Humanização no pré-natal e Nascimento, as vacinas estabelecidas para as gestantes são: Vacina antitetânica, hepatite B e influenza, de acordo com a história vacinal de cada gestante.  A primeira tem como finalidade a erradicação do tétano neonatal, a segunda previne a hepatite, cirrose e o câncer hepático, a terceira previne a gripe que tem um alto índice de complicações e desenvolvimento de pneumonia em mulheres grávidas. Em casos especiais pode ocorrer a necessidade de administração de outras vacinas durante a gestação, porém estes casos devem ser avaliados, diagnosticados e tratados com orientação médica.

Vale a pena ressaltar que a vacinação é uma oportunidade de proteção ao concepto, através da passagem de anticorpos via placenta e aleitamento materno exclusivo. O histórico das vacinas recomendadas para gestantes de acordo com o calendário nacional de vacinação, demonstra que ao longo dos anos são seguras e não representam riscos para o feto.

 

 

" Você pode enviar uma mensagem mais poderosa por meio de suas ações e do seu comportamento do que meramente por palavras."  Ricci, 2008

                             

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square