Vocabulário da Gravidez

July 13, 2016

A gestação traz uma série de novidades, inclusive no vocabulário. Muitas palavras, antes desconhecidas para os pais, passam a fazer parte do dia a dia. Conheça algumas:

APGAR -  Teste que avalia a vitalidade do bebê no 1º a no 5º minuto de vida. Ele recebe uma nota ate 10.

CERCLAGEM -  É um procedimento cirúrgico para “costurar” o colo do útero para evitar nascimento prematuro.

COLOSTRO -  Primeira secreção da mama, antes do leite. Vem logo após o parto e rico em proteínas, sais minerais e anticorpos, muito importantes para o bebê.

CONTRAÇÃO DE BHAs - Contrações de Braxton Hicks são uma preparação de útero para o parto. Podem começar no 7º mês e não desencadeiam o trabalho de parto.

COTO UMBILICAL -  Pedaço que fica no umbigo do bebê depois que o cordão umbilical é cortado. Tem quase 3 centímetros e, após cerca de 15 dias, seca e cai

ENCAIXADO - O bebê só é considerado “encaixado” se já estiver entrando no canal de parto. Estar de cabeça para baixo, de lado ou sentado é a apresentação do bebê ele pode estar de cabeça para baixo. Mas não estar encaixado.

GRUMOS - São partículas diluídas no liquido amniótico à medida que o bebê amadurece. Quanto mais maduro, mas grumos.

MECÔNIO - É uma secreção do intestino dos primeiros dias do bebê (não é exatamente fezes). Se ele começa a soltar mecônio ainda na barriga da mãe, pode ser um sinal de sofrimento fetal e que está passando na hora de ele nascer.

PICAMALÁRCIA - Vontade inexplicável de comer coisas estranhas e não alimentícias. Como tijolo, giz, fósforo. Há várias explicações, nenhuma comprovada.

PUERPÉRIO - É um outro nome para o pós-parto. Dura 45 dias.

RH FETAL - É recomendado que se determine a tipagem sanguínea do bebê ainda durante a gestação, tanto para profilaxia da mãe, após a primeira gestação, quanto para prognóstico e conduta nas gestações subsequentes. O exame oferecido pelo Cellpreserve permite a identificação do Rh Fetal a partir da quinta semana de gestação, com toda a segurança para a mãe e o bebê, pois é feito através da coleta periférica do sangue materno.

SEXAGEM FETAL - Exame não invasivo, realizado através de coleta de sangue da mamãe,  para identificar o sexo do bebê. e que pode ser realizado a partir da quinta semana de gestação. Ele detecta a presença do cromossomo Y no sangue da mãe.

TRANSLUCÊNCIA NUCAL - Exame feito por meio de ultrassom para detectar o risco de síndrome de Down. É realizado entre a 11ª e 14ª semana de gestação.

TAMPÃO MUCOSO - É o muco, uma espécie de gelatina, que fecha o colo do útero. Quando ele sai é sinal de que o trabalho de parto está começando.

VÉRNIX Material -  gorduroso que envolve o bebê dentro do útero para diminuir o atrito dele na barriga. À medida que ele fica maduro, parte do vérnix se solta e é diluída no liquido amniótico.

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cellpreserve - Centro de Biotecnologia

Endereço: Av. das Américas, 3434 - Bl. 2 - Lj. 104 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 22640-102 

Tel.: (21) 3431 3700  

(21) 99959-4043

(31) 99614-0355 | (27) 998963453
0800 282 3700 

contato@cellpreserve.com.br

NOVIDADE

Teste de Compatibilidade Familiar

CELLPRESERVE

A Cellpreserve possui certificado do Conselho Federal de Medicina, aprovação da Vigilância Sanitária e importantes certificações nacionais e registro internacional como: ISO 9001, ONA E FDA que conferem maior rigor técnico no tratamento das amostras dos clientes. Clique e confira!

CERTIFICAÇÕES: