top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Regras de etiqueta para visitar o recém-nascido

Atualizado: 13 de set. de 2021


Olha só que maravilha, seu bebê nasceu! E temos certeza que é a pessoinha mais linda e adorável desse mundo todo. E justamente por ser o mais novo integrante da família, muitas pessoas vão querer passar na sua casa para conhecer a criança e visitar você também, mamãe. Portanto, esse texto aqui é para todas as pessoas do seu círculo de convivência que não veem a hora de conhecer seu filho ou filha!


A grande pergunta é: será que as visitas ao bebê podem ser feitas sem muitas orientações, como acontecia antes dele nascer? Vem com a gente descobrir!


Spoiler: alguns cuidados são necessários, sim.


  • Visita surpresa? Melhor combinar antes…

Um novo membro é uma causa mais que garantida de felicidade, mas isso não significa que não estejam acontecendo (várias) mudanças no dia-a-dia da família. Aparecer sem avisar, mesmo que seja com toda a boa intenção no mundo, pode pegar os pais desprevenidos e despreparados para essa visita. Que tal checar antes se é uma boa hora para aparecer? Combine com antecedência o dia e horário que você vai passar para visitar.


Ah, essa é a hora ideal de checar se você pode levar crianças junto e também, se aquele conhecido de vocês pode acompanhar nessa visita e tudo mais.


Ótimo! Agora que você combinou o horário e dia, vamos à próxima regra:


  • Vai ser uma passadinha rápida, ok?

Quando falamos de passadinha rápida, é no sentido literal da coisa. As mudanças na rotina podem ser cansativas para os pais do bebê e muitas vezes eles podem querer aproveitar momentos para descansar. Claro, se você for uma pessoa bem íntima dos pais, talvez não haja problema em ficar, mas é sempre uma ótima ideia perguntar se eles precisam de ajuda com algo, preparar uma refeição, arrumar algum cômodo... e acredite, eles vão precisar.


  • Quer fotografar o pequeno? Veja se os pais estão de acordo.

Num mundo mega-digital como o nosso, é mais que comum querer mostrar aquela carinha linda em todas as redes sociais e mostrar que você conhece ou é parente do bebê mais lindo do mundo todo.


No entanto, é preciso saber se os pais do bebê querem fotos dele circulando na internet. Alguns casais optam por não expor o filho, e é preciso respeitar essa orientação deles, ok? Vale checar se está tudo bem fotografar e postar a foto do bebê, sempre.


  • Nada de perfumes fortes!

O recém-nascido é todo sensível e seu olfato não poderia ser diferente. A orientação de não usar perfumes fortes é justamente para evitar desconfortos no pequeno, além de impedir o desenvolvimento de reações alérgicas. Escolha um perfume bem fraquinho e, entre nós - a preferência é não estar com perfume no momento da visita.


Ah, falando em cheiros fortes: se você for uma visita que fuma, é importante não ter fumado antes da visita, pois o cheiro permanece nas roupas e pode comprometer a saúde do bebê, por ser uma substância maléfica.


  • Espere que lhe ofereçam o bebê

A ansiedade de segurar o bebê pode ser intensa, mas lembre-se que algumas mamães são bem cuidadosas e preferem que apenas pessoas muito próximas peguem o bebê no colo.


Não se sinta chateada(o) se isso acontecer na sua visita. É um novo momento e os novos pais estão fazendo o melhor que podem para cuidar do bebê e da saúde dele. Respeite o processo, em algum momento no futuro você poderá segurar o bebê!


  • A clássica regra de ouro: nada de palpites!

Vejamos o cenário: um bebê nasceu, a família acabou de crescer e absolutamente tudo está sendo aprendizado e novidade. Horários estão sendo algo diferente e a rotina está tentando entrar nos trilhos novamente… Talvez não seja o momento de oferecer conselhos, ainda mais se eles não forem solicitados.


Além de serem desconfortáveis para os pais, os palpites podem deixá-los inseguros ou até mesmo irritados - e com razão.


Uma dica para esses momentos em que você quer oferecer um conselho é: substituir seu palpite por uma oferta de ajuda. Menos “faça isso” e mais “o que posso fazer para ajudar?”, com certeza os pais ficarão muito mais gratos pela sua visita!


Bem, considerando o cenário atual, que ainda é de pandemia, o ideal é que essas visitas não aconteçam.... infelizmente, o desejável ainda é que essas apresentações e reuniões sejam feitas virtualmente, mas há uma razão para isso! O seu organismo após o parto fica um pouco frágil, e alguns cuidados precisam ser mais que redobrados para garantir sua saúde e a do seu bebê, que aliás, têm a imunidade também fragilizada, então deve ser protegido de possíveis contaminações e infecções.


Caso seja inevitável que a visita aconteça, vale seguir todas as medidas de restrições à risca: distanciamento de 1,5m - especialmente do bebê - máscara em uso integral e constante higienização das mãos.


14 visualizações0 comentário

Comentários


Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page