Praticar danças ajuda na hora do parto?
Entre nós aqui, quem nunca colocou uma música alta pela casa e foi dançando pelos cômodos? Ou você é mais tímida, então colocou algo mais tranquilo enquanto cozinhava e quando viu estava dançando enquanto preparava o jantar?
Se você já tem a inclinação para uma boa dança, você veio ao local certo. Hoje vamos conversar sobre os benefícios do exercício físico para a gravidez, e são vários, hein!
Mamãe dançante é mamãe feliz
Ao fazer exercícios físicos, o nosso corpo libera substâncias relaxantes e elas são muito bem vindas durante a gravidez! Praticar alguma dança pode aliviar ansiedade e estresse, sentimentos esses que podem ser muito comuns durante a gestação, além de aumentar a sensação de bem estar, felicidade e ajudar na relação da mamãe com sua autoestima!
Falando em tranquilidade, a dança também ajuda a controlar a pressão arterial, sendo uma ótima forma de manter a saúde em dia e se divertir ao mesmo tempo.
Fortalece o corpo
Não estamos falando apenas de manutenção de peso, não. A prática regular da dança ajuda na redução de inchaços e dores localizadas (xô coluna dolorida!), aumenta a coordenação motora, a resistência física, traz mais consciência corporal. Sem contar que ajuda a desenvolver flexibilidade, podendo ser extremamente benéfico especialmente na hora do parto.
Além disso, dançar também ajuda na respiração, na digestão de alimentos - aliviando gases e cólicas - e também facilita a circulação sanguínea, o que favorece também a distribuição de nutrientes e oxigênio para o bebê!
Antes do parto? Sim!
A dança pode ajudar bastante quando o pequeno começa a se preparar para chegar ao mundo, sabia? Ajuda no encaixe do bebê, no controle da dor das contrações e pode até mesmo reduzir o tempo do parto normal, já que, com a consciência corporal adquirida pela prática, seu corpo está mais responsivo de forma integrada.
Pós-parto tranquilo
Não só uma forma de preparar o corpo para o parto e auxiliar durante, a dança também facilita a recuperação após o nascimento do bebê, e, naturalmente, é uma ótima aliada na hora de perder o peso que se ganhou naturalmente durante a gestação.
E toda gestante pode praticar?
Na grande maioria dos casos, é super recomendado e liberado, mas é importante verificar com seu obstetra de confiança se seu quadro gestacional oferece alguma restrição. Tendo aval do seu médico, é só escolher a música e começar a se mexer!
É importante manter em mente: Está tudo bem começar aos poucos, ok? Estamos falando de um exercício de baixo impacto que vai te ajudar de forma gradativa, não há necessidade de correr contra o tempo pois a proposta é justamente aproveitar cada momento com calma e segurança! Também não esqueça de se alongar antes e depois do exercício e beber bastante água!
E aí, você já é uma praticante de danças ou vai experimentar pela primeira vez? Conta pra gente lá no Instagram!
Comments