top of page

Blog Cellpreserve

topomail.png

Cadastre-se e participe da nossa jornada!

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Já fez seu plano de parto?


Quando falamos de gestação, é certo que precisamos falar de planejamento. Como será o quarto do bebê, quais brinquedos e roupas comprar… São vários preparativos, né? E claro, nesses preparativos está incluso o momento de nascimento do bebê. Escolher a maternidade e o tipo de parto que você terá estão entre as decisões mais cruciais da gestação. Uma forma de se organizar nesse momento pode ser criar um plano de parto. Não sabe como fazer um ou do que se trata? Vamos explicar!


O que é


Um plano de parto é um documento, reconhecido pela legislação brasileira e recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que é feito por você, expressando seus desejos na assistência do seu parto. É uma forma de assegurar o que você e seu parceiro ou parceira esperam no momento do parto, assim como expressa que vocês têm conhecimento de informações sobre os procedimentos que serão feitos.


É uma forma de, por exemplo, deixar documentada sua vontade de não receber intervenções de analgesia e ter a presença de seu parceiro ou parceira na sala de parto.


O documento não se limita somente ao momento do parto não! Ele trata desde o trabalho de parto até mesmo os cuidados imediatos no pós-parto e com o recém nascido.


Você também pode incluir no seu planejamento de parto o desejo de ter as células-tronco do seu bebê armazenadas, de forma a sinalizar à equipe da presença de um enfermeiro responsável pela coleta na hora do parto. Aqui na Cellpreserve oferecemos o serviço de coleta e armazenamento das células, para saber mais sobre, entre em contato conosco aqui.


O plano de parto não está vinculado a um tipo de parto específico, e sim sobre a direção que a gestante quer seguir nesse momento tão importante. Por ser um documento legal, não há razões para se sentir constrangida em fazer o seu e conversar sobre com seu médico e com a equipe que irá assistir seu parto. Dessa forma, vocês podem estabelecer suas prioridades dentro da sua lista de desejos e alinham o que for possível para que seu planejamento seja respeitado.

“Como preparo meu plano de parto?”


Você pode fazer seu planejamento sozinha, com ajuda do seu parceiro ou parceira ou mesmo acompanhada da sua doula. Uma forma de otimizar seu planejamento é separando ele por estágios, de forma similar a esta:

  • Trabalho de parto

  • Durante o parto

  • Pós-parto

  • Cuidados com o bebê


Assim você pode ser específica sobre seus desejos em cada etapa. Um exemplo simplificado:


  • Trabalho de parto

Quero minha doula presente;

Quero toques apenas do meu parceiro;

Uso ilimitado da banheira/chuveiro;

Não ofertar analgésicos;


  • Durante o parto

Prefiro ficar de cócoras;

Gostaria que fosse em luz amena;


  • Pós-parto

Quero segurar meu bebê assim que ele nascer;

Gostaria de aguardar o cordão parar de pulsar e cortá-lo eu mesma;

Quero o armazenamento imediato das células-tronco do cordão umbilical;


  • Cuidados com o bebê

Quero fazer amamentação a livre demanda;

Não administre água glicosada ou bicos emborrachados para o bebê;


Esses são exemplos de pedidos que você pode vir a ter durante seu planejamento. Tudo ficará a seu critério e deve ser conversar com a equipe que irá lhe assistir, ok? Um fator importante de manter em mente é que, embora os profissionais devam ler seu plano e conversar com você a respeito dele, as decisões finais sobre qual a forma mais segura de conduzir o parto e quaisquer procedimentos ligados a ele - além de decisões emergenciais - ficam sob responsabilidade da equipe médica.


Isso não invalida seu documento, e toda mudança no planejamento deve ser informada a você de forma clara e objetiva pela equipe.


10 visualizações
Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page