top of page

Blog Cellpreserve

Quer saber mais sobre Células-Tronco ou exames? 

Existe um momento ideal para congelar seus óvulos?


Se compararmos a ideia de maternidade antigamente com o que conhecemos hoje, é possível apontar diversas mudanças. E isso não é apenas uma curiosidade, e sim um fato constatado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Uma das principais delas é que muitas mulheres estão preferindo deixar os planos de engravidar para depois, preferindo focar em suas carreiras acadêmicas e profissionais. Com isso, uma tendência de mercado que vem aumentando muito é a procura pelo congelamento de óvulos.


Não apenas sendo uma opção viável para mulheres com a saúde em perfeito estado apenas buscando chances futuras de gestarem, é também uma opção recomendada por especialistas para aquelas que foram recém diagnosticadas com cânceres e pretendem tentar a maternidade após terminarem os tratamentos disponíveis, falamos um pouco sobre isso aqui.


Se você é uma dessas mulheres que decidiu aguardar pela gestação e realizar outros sonhos no presente, existem alguns detalhes importantes para saber sobre a escolha de congelar seus óvulos, vamos falar sobre eles abaixo!


  • Qualquer pessoa pode congelar os óvulos, independente da idade?

Sim, mas é preciso estar atenta a um fato muito importante: quanto mais velha for a idade, menor a quantidade de óvulos e a chance dos óvulos se tornarem embriões ao serem fecundados.


Idealmente o procedimento deve ser realizado antes dos 35, pois a partir desta idade, a quantidade e a qualidade dos óvulos começam a reduzir consideravelmente.


  • Existe um número ideal de óvulos que devo congelar?

O ideal é conseguir congelar de 20 a 25 óvulos, e dependendo das condições do útero dessa mulher, pode ser necessária mais de uma coleta.


Esse número é definido por uma conta de probabilidade. Por exemplo, se são congelados apenas dez óvulos, sete ou oito devem sobreviver ao descongelamento. Desses, 5 ou seis estarão aptos a serem fertilizados, e nem todos se tornarão embriões saudáveis para serem implantados no útero da mulher.


Isso porque o desejado é que se tenham 8 óvulos disponíveis para cada tentativa de gravidez. Logo, com 25 óvulos armazenados, você tem o equivalente a 3 tentativas para engravidar.


  • Existe alguma diferença entre a gestação “natural” e a de um óvulo congelado?

Absolutamente nenhuma. Assim como no armazenamento de células-tronco, os óvulos são congelados e preservam suas características, então uma vez que a gestação tenha sucesso, é apenas curtir e tomar os devidos cuidados que você normalmente teria em uma gestação não assistida.


Desta forma, seu bebê nascerá sem quaisquer problemas decorrentes de ser fruto de uma fertilização assistida e você pode aproveitar para fazer o armazenamento das células-tronco dele. Aqui na Cellpreserve nós oferecemos o serviço, você já conhece? Leia mais sobre aqui!


  • Os óvulos ficam disponíveis por quanto tempo?

Se feito com profissionais qualificados, o congelamento será capaz de preservar as características do óvulo por tempo indeterminado, podendo ser usado anos após o congelamento sem complicação alguma.


  • Desisti de usar os óvulos, o que pode ser feito?

Aqui você pode tomar duas escolhas: doar os óvulos ou apenas descartá-los. É importante saber que ao doar os óvulos, você não poderá decidir para quem será doado, visto que a legislação permite apenas doações anônimas. Outro fator é que, uma vez que você irá doar os óvulos, é preciso assinar um termo de consentimento para informar que você está abrindo mão dos gametas armazenados e tudo o que diz respeito a eles (quem utilizará, o futuro da criança, etc).


E aí, o que achou dessas informações? Leve tudo em consideração caso esteja pensando em congelar seus óvulos e boa sorte!

16 visualizações0 comentário

留言


Nipt.png

NIPT

pré-natal

não invasivo

O cuidado com a 
saúde do bebê,
começa na gravidez

parto_chegando_vrt.jpg

Agendamentos
contatos e informações sobre células-tronco e exames.

atende
Selecione uma opção:

Contato recebido.
Em breve você receberá o retorno de nossa equipe.

bottom of page